SóProvas


ID
203152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGM - RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere que, em uma intranet, exista um sistema de correio
eletrônico e que o usuário utilize um cliente webmail como
interface de acesso, por meio de um navegador. Com base nessas
informações, julgue os itens subsequentes.

Caso se deseje mais segurança do que a convencional, o uso do HTTPS no servidor webmail é indicado para conferir confidencialidade aos dados trafegados.

Alternativas
Comentários
  •  Errei a questão por achar que no isso não tem a ver com webmail, mas tem:

    O uso do Https é um HTTP com segurança por algoritmo criptografado. Logo, não apenas no Webmail, em qualquer sitio pode ser utilizado o Https como modo de aumentar a confidencialidade. Https é muito comum em sites de banco, onde se exige maior segurança por conta dos dados que trafegam.

  • Item CORRETO.

     

    O HTTPs indica que as informações do referido site trafegam criptografadas e isto serve para qualquer site, zelando pelo PRINCÍPIO DA CONFIDENCIALIDADE.

    Muito utilizado em sites de bancos.

  • Exemplo:

    site do Banco do Brasil:

    http://www.bb.com.br/portalbb/home23,116,116,1,1,1,1.bb

    Página de acesso à conta corrente:

    https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp?aapf.IDH=sim&perfil=1

  • O HTTPS (HTTP Seguro) é um protocolo dotado de segurança, sendo muito utilizado em acesso remoto a sites de bancos e instituições financeiras com transferência criptografada de dados. O HTTPS nada mais é do que a junção dos protocolos HTTP e SSL (HTTP over SSL). Os protocolos SSL/TLS são protocolos de segurança, baseados em chave pública, usados pelos servidores e navegadores da Web para autenticação mútua, integridade das mensagens e confidencialidade. Esse protocolo é uma implementação do protocolo HTTP e foi projetado para a Internet “convencional” que utilizamos.

  • HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. A portaTCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

  • Se você estiver usando o Chrome, uma dica para você não esquecer:

     

    Olhe para o link do site que você está acessando agora. Terá "https://www.qconcursos...", e, mais à esquerda, terá o nome "Seguro" em verde com um cadeado fechado. De nada.

  • O loco meu, até Pabllo Vittar tá estudando pra concurso, e acertando ainda.

  • Achei que fosse vírus

  • Minha contribuição.

    HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure - porta 443): protocolo da camada de aplicação, ele tem a mesma finalidade do HTTP. O HTTPS é responsável pela transferência, formatação e apresentação de páginas web com conteúdo multimídia (textos, áudios, imagens etc.) entre um servidor e um cliente. Porém, ele realiza transferência de forma segura e criptografada, oferecendo autenticação e integridade às páginas de um servidor web. Basicamente, ele é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza um outro protocolo chamado SSL/TLS.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • associe Confidencialidade à Criptografia que é só sucesso
  • ATUALIZAÇÃO - NOVA LEI DE LICITAÇÕES 14.133/2021

    Passa a ser obrigatório no caso de bens e serviços comuns, que são aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade podem ser objetivamente definidos por meio de especificações usuais no mercado. 

    • Critério de julgamento: menor preço e maior desconto. 

    No pregão também pode ser utilizado o sistema de registro de preços, que ganhou um capítulo inteiro na Nova Lei para sua regulamentação.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/nova-lei-de-licitacoes-2/