SóProvas


ID
203164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGM - RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes ao uso de certificação digital
e de assinatura digital na criação de documentos.

Um certificado digital pode ser emitido para que um usuário assine e criptografe mensagens de correio eletrônico.

Alternativas
Comentários
  • Um certificado digital é um arquivo de computador que contém um conjunto de informações referentes a entidade para o qual o certificado foi emitido (seja uma empresa, pessoa física ou computador) mais a chave pública referente a chave privada que acredita-se ser de posse unicamente da entidade especificada no certificado.

  • Um certificado digital é um arquivo de computador que contém um conjunto de informações referentes a entidade para o qual o certificado foi emitido (seja uma empresa, pessoa física ou computador) mais a chave pública referente a chave privada que acredita-se ser de posse unicamente da entidade especificada no certificado.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Certificado_digital

  • A certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam feitas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude ocorram.
     

    • Basicamente, trata-se de um documento eletrônico com assinatura digital e criptografado que contém dados como nome do utilizador (que pode ser uma pessoa, uma empresa, uma instituição, etc), entidade emissora (você saberá mais sobre isso adiante), prazo de validade e chave pública. Com o certificado digital, a parte interessada obtém a certeza de estar se relacionando com a pessoa ou com a entidade desejada.
       
  • A Certificação Digital é um arquivo eletrônico que acompanha um documento assinado digitalmente e cujo conteúdo é criptografado. Ela contém informações que identificam a empresa e/ou pessoa com quem se está tratando na Internet. Um documento eletrônico que possui Certificação Digital tem garantia de autenticidade de origem e autoria, de integridade de conteúdo, de confidencialidade e de irretratabilidade.

    Identificações Digitais, também conhecidas como Certificados Digitais, vinculam uma identidade a um par de chaves eletrônicas que pode ser usado para criptografar e assinar informações digitais.

    Usadas com a criptografia, Identificações Digitais fornecem uma solução de segurança mais completa, garantindo a identidade de todos os envolvidos em uma transação.

     

    http://www.jt.gov.br/sistema/edoc/certificados.htm

  • A certificação digital é um processo que garante, de forma única, a identidade de uma pessoa (usuário de e-mail, por exemplo), ou de um computador (quando acessamos o banco). A certificação digital é garantida por um terceiro de confiança: uma instituição conhecida, normalmente, como AC (Autoridade Certificadora). A certificação digital se baseia na existência de documentos chamados certificados digitais para cada indivíduo a ser autenticado (pessoa ou micro).

    Um certificado digital é um documento (um arquivo em seu computador, por exemplo) que guarda informações sobre seu titutlar e é atestado (garantido) por uma autoridade certificadora.

  • não sendo chato...e complementado as informações acima

    Resposta: Certa.

    O Certificado Digital, também conhecido como Certificado de Identidade Digital, associa a identidade de um titular a um par de chaves eletrônicas (uma pública e outra privada) que, usadas em conjunto, fornecem a comprovação da identidade. 

    São elementos comuns dos certificados digitais: 

    1º - Informação de atributo: é a informação sobre o objeto que é certificado. No caso de uma pessoa, isto pode incluir seu nome, nacionalidade e endereço e-mail, sua organização e o departamento da organização onde trabalha;

    2º -  Chave de informação pública: é a chave pública da entidade certificada. O certificado atua para associar a chave pública à informação de atributo, descrita acima. A chave pública pode ser qualquer chave assimétrica, mas usualmente é uma chave RSA;

    3º -  Assinatura da Autoridade em Certificação (CA): a CA assina os dois primeiros elementos e, então, adiciona credibilidade ao certificado. Quem recebe o certificado verifica a assinatura e acreditará na informação de atributo e chave pública associadas se acreditar na Autoridade em Certificação. 

    Dentre os atributos do certificado deve  estar a Data de Validade.  O Certificado Digital pode ser usado em uma grande variedade de aplicações, como comércio eletrônico, groupware (Intranets e Internet) e transferência eletrônica de fundos.   Dessa forma, um cliente que compre em um shopping virtual, utilizando um  Servidor Seguro, solicitará o Certificado de Identidade Digital deste Servidor  para verificar: a identidade do vendedor e o conteúdo do Certificado por ele apresentado. Da mesma forma, o servidor poderá solicitar ao comprador seu Certificado de Identidade Digital, para identificá-lo com segurança e precisão.    Caso qualquer um dos dois apresente um Certificado de Identidade Digital adulterado, ele será avisado do fato, e a comunicação com segurança não será estabelecida. 

    O Certificado de Identidade Digital é emitido e assinado por uma Autoridade Certificadora Digital (Certificate Authority). Para tanto, esta autoridade usa as mais avançadas técnicas de criptografia disponíveis e de padrões internacionais (norma ISO X.509 para Certificados Digitais), para a emissão e chancela digital dos Certificados de Identidade Digital. Portanto, um certificado digital pode ser emitido para que um usuário assine e criptografe mensagens de correio eletrônico. 

    Fonte: Profª Patrícia Quintão / Livro / 2010.

  •  Um certificado digital é um documento eletronico que identifica pessoas físicas ou jurídicas, URLs, contas de usuário, servidores, dentre outras entidades. Contém informações relevantes que visa a real identificação destes e é emitido por uma Autoridade certificadora (A.C.)
    Objetos do certificado digital:

    1 - Transferir credibilidade para o ambiênte eletrônico

    2 - Vincular uma chave pública a um titular = E esta chave pública é destinada ao usuário do serviço e tem a função de criptografar os dados que serão enviados pelo usuário até o destinatário o qual é capaz de decodificar a mensagem criptografada.
     
  • kkk primeira vez q peguei o macete da CESPE - pelo menos nessa - isso depois de fazer umas 500 questões

    uma hora a gente aprende - e tomara Deus q seja assim na prova!

  • Ou seja, um CERTIFICADO DIGITAL pode funcionar como uma ASSINATURA DIGITAL.

  • CERTO

    CERTIFICADO DIGITAL GARANTE:

    *Confidencialidade;

    *Autenticidade;

    *Integridade;

    *Não-repúdio

  • A principal tecnologia que garante a segurança do Certificado Digital da Certisign é a Criptografia. É ela quem garante que os dados contidos em um certificado sejam praticamente intransponíveis e à prova de interceptações indevidas, já que uma vez que as informações estão criptografadas, elas se tornam totalmente ilegíveis para quem, eventualmente, tenta acessá-las sem a chave correta.

    No caso dos Certificados Digitais, a codificação criptográfica é gerada por um software que executa uma série de operações matemáticas, imputando uma chave secreta em cada mensagem. Em outras palavras, ao usar a criptografia, o emissor manda um texto cifrado, todo embaralhado, e que ao chegar ao destinatário, terá de ser reprocessado (ou “desembaralhado”) para que ele consiga ler a informação. E esses dados só conseguirão ser acessados se o receptor tiver a chave correta para decodificá-los.

  • Assinatura digital - NÃO envolve criptografia

    Certificado digital - ENVOLVE criptografia

  • uai, é o usuário que assina? nunca nem vi

  • Gabarito Certo.

    ____________________________________________________________________________________________________________________

    Três funcionalidades do Certificado digital:

    - Assina documentos eletrônicos e transações eletrônicas.

    - Criptografar dados, ou seja, usado para garantir a confidencialidade dos dados.

    - Certificar data e hora que determinado documento foi gerado. 

    _________________________________________________________________________________________________________________________________

    Tipo A: Certificado de Assinatura Digital

    Tipo S: Certificado de Sigilo/Confidencialidade Este tipo de certificado digital é utilizado exclusivamente.

    Tipo T: Certificado de Tempo

    _________________________________________________________________________________________________________________________________

    "Um certificado digital pode ser emitido para que um usuário assine e criptografe mensagens de correio eletrônico."

    Sim, mas também esteja autorizado por uma autoridade certificadora.

    Bons estudos!✌

  • CERTIFICADO DIGITAL

    ➥ Funciona como uma espécie de carteira de identidade eletrônica para pessoas ou empresas ao garantir a autenticidade sem a necessidade de uma representação presencial.

    [...]

    Curiosidades:

    Eles possuem um prazo de renovação sendo que a autoridade certificadora é responsável por revogar ou renovar;

    Um certificado digital pode ser comparado a um documento de identidade.

    [...]

    Os certificados Digitais possuem:

    nome

    nº série

    validade (máx. 3 anos)

    chave pública

    [...]

    QUESTÕES PRA FIXAR!

    1} O certificado digital contém uma chave privada, que é utilizada para gerar a assinatura digital juntamente com o conteúdo da nota fiscal. A chave pública, também presente no certificado, permite a verificação da validade da assinatura. (CERTO)

    2} Um certificado digital pode ser emitido para que um usuário assine e criptografe mensagens de correio eletrônico. (CERTO)

    [...]

    ____________

    Fontes: Site Bry; Cartilha; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Cuidado com o comentário de alguns colegas!

    Tanto o certificado digital quanto a assinatura digital envolve criptografia. Pelo amor de Deus, se não envolvesse, não estaríamos aqui feito maluco estudando "chave privada" e "chave pública". Afinal, essas chaves são atributos de um processo: Criptografia assimétrica. Mas repare que eu disse ENVOLVE!

    O primeiro processo na assinatura digital é o HASH. Depois disso, o arquivo em hash que foi formado é criptografado pela chave PRIVADA. Então repare que na assinatura digital envolve sim criptografia, mas é no HASH (resumo)

    Tente assimilar que quem assina, assina com SUA CANETA.. Se é sua é pq é privada. Depois de saber isso, é só lembrar que o certificado digital é ao contrário, ou seja, assinará com chave pública.

    Enfim, uma questão para ratificar o que estou dizendo:

    A chave privada utilizada no método de criptografia para assinatura digital é conhecida apenas pelo seu dono, ou seja, pelo remetente.

    CERTO

  • Certificado digital

    três funcionalidades básicas:

    -Usado para assinar documentos eletrônicos e transações eletrônicas.

    -Usado para Criptografar dados, ou seja, usado para garantir a

    confidencialidade dos dados.

    -Usado para certificar data e hora que determinado documento

    foi gerado

  • Assinatura digital - NÃO envolve criptografia

    Certificado digital - ENVOLVE criptografia

    FONTE: Comentário da Letícia.