Spams estão diretamente associados a ataques à segurança da Internet e do usuário, sendo um dos grandes responsáveis pela propagação de códigos maliciosos, disseminação de golpes e venda ilegal de produtos.
Algumas das formas como você pode ser afetado pelos problemas causados pelos spams são:
Perda de mensagens importantes: devido ao grande volume de spam recebido, você corre o risco de não ler mensagens importantes, lê-las com atraso ou apagá-las por engano.
Conteúdo impróprio ou ofensivo, gasto desnecessário de tempo, não recebimento de e-mails, classificação errada de mensagens, impacto na banda, má utilização dos servidores, inclusão em listas de bloqueio, códigos maliciosos, Harvesting entre outras.
É muito importante que você saiba como identificar os spams, para poder detectá-los mais facilmente e agir adequadamente. As principais características dos spams são:
Apresentam cabeçalho suspeito;
Apresentam no campo Assunto (Subject) palavras com grafia errada ou suspeita;
Apresentam no campo Assunto textos alarmantes ou vagos;
Oferecem opção de remoção da lista de divulgação;
Prometem que serão enviados "uma única vez";
Baseiam-se em leis e regulamentações inexistentes.
Alguns cuidados que você deve tomar para tentar reduzir a quantidade de spams recebidos são:
Pocure filtrar as mensagens indesejadas;
Seja cuidadoso ao fornecer seu endereço de e-mail. Existem situações onde não há motivo para que o seu e-mail seja fornecido.
Fique atento a opções pré-selecionadas. Em alguns formulários ou cadastros preenchidos pela Internet, existe a pergunta se você quer receber e-mails, por exemplo;
Não siga links recebidos em spams e não responda mensagens deste tipo (estas ações podem servir para confirmar que seu e-mail é válido);
Desabilite a abertura de imagens em e-mails HTML (o fato de uma imagem ser acessada pode servir para confirmar que a mensagem foi lida);
Crie contas de e-mail secundárias e forneça-as em locais onde as chances de receber spam são grandes, como ao preencher cadastros em lojas e em listas de discussão;
Utilize as opções de privacidade das redes sociais (algumas redes permitem esconder o seu endereço de e-mail ou restringir as pessoas que terão acesso a ele).
HEY HO LET'S GO!