-
Gabarito B)
Os principais objetivos da função compras são:7
Ø Garantir um fluxo contínuo de materiais, serviços e informações que atenda às necessidades gerais da empresa de modo a reduzir custos na cadeia de suprimentos e no sistema logístico.
Ø Adquirir materiais de forma econômica, compatíveis com a qualidade requerida e de acordo com a sua finalidade ou aplicação.
Ø Incentivar e colaborar na padronização e simplificação de materiais e equipamentos.
Ø Considerar as limitações da empresa e a capacidade de armazenamento.
Ø Minimizar o custo do processo aquisitivo.
Ø Pesquisar o mercado fornecedor em busca de fontes de fornecimento novas e alternativas.
Ø Manter as relações com os fornecedores e nível de cooperação, lealdade e respeito.
Ø Obter a máxima integração e cooperação das outras áreas da empresa (técnica, financeira, jurídica, produção, operação, manutenção, logística) e, particularmente, da área de gestão de estoques.
Além disso, a função de compras deve manter uma postura ética em seus processos de trabalho. Essa é uma área muito visada na empresa, pois lida com um montante de recursos imenso. O gestor da área deve, portanto, focar seus esforços em ter transparência e uma prática ética em suas negociações.
As principais atividades de um setor de compras são as seguintes:8
Figura 20.7 – Principais atividades do setor de compras.
(Adaptado de Fenili, 2011)
20.3.1. Custos de Armazenamento
Para que possamos manter estoques em boa condição de utilização, devemos ter uma estrutura adequada para cada tipo de material, de modo que não se percam.
Além disso, devemos ter pessoas e materiais para fazer essa armazenagem. Somados a esses, temos os custos de aluguel, de seguros etc.
Esses custos são muitas vezes fixos. Ou seja, mesmo que consigamos diminuir bastante o nível dos estoques, não conseguimos diminuir muito os custos de armazenamento.
Outros custos associados ao armazenamento são: juros, obsolescência, depreciação, deterioração etc.
-
Fases da armazenagem.
Recebimento
Conferência e endereçamento
Estocagem
Identificação
Separação
Embalagem
Expedição
Fonte: www.imam.com.br
Creio que a questão deveria ter especificado ROTINAS DE ARMAZENAMENTO, quando mencionou a Verificação periódica das condições de proteção e armazenamento e deu como certa. Achei estranha.
-
Liberação parcial de pagamento não seria a incorreta? #ajuda #obrigada
-
As 7 etapas da Armazenagem
Recebimento
Esta é a primeira etapa da armazenagem, o recebimento de materiais. A descarga dos itens dos caminhões. Aqui pode ser envolvidos os equipamentos de movimentação e empilhadeiras, conforme o tipo de carga que podem ser fracionadas ou paletizadas.
Conferência e endereçamento
Nesta etapa antes mesmo da partida do entregador, confere-se a mercadoria entregue, bem como a nota fiscal e se não há itens avariados. Após a conferência os materiais devidamente etiquetados são enviados para a área de estocagem.
Estocagem
Aqui o operador verifica o código de barras do material a ser estocado se ele pertence ao endereço destinado. Confirmado o endereço e o material, a empilhadeira posiciona a mercadoria.
Identificação
Agora com o material devidamente estocado, quando for solicitado deverá ser separado. Pelo sistema de gerenciamento do armazém, o material é identificado através do código de barras e qual o seu endereçamento no armazém. Com estas informações em mãos, o operador localiza o materiaL.
Separação
Com o material localizado e identificado, o operador o conduz até a área de separação. E de acordo com o pedido a carga é desfeita e fracionada se necessário. É indicado que a área de separação fique em um local a parte da estrutura de estocagem.
Embalagem
Após a separação do material, os materiais são destinados ao embalamento. O tipo de embalagem será feito conforme a necessidade, podendo ser de palete, caixa, tambor, contentor ou etc. Zelando pela integridade da mercadoria são inseridos itens de segurança como filme strech, espumas ou dissecantes.
Expedição
Na última etapa, depois de todos os processos anteriores a mercadoria é encaminhada para a área de expedição. Aqui a mercadoria será embarcada para o veículo por meio de transpaletes ou empilhadeiras e segue viagem até o seu destino. Toda esta operação deve ocorrer respeitando-se as regras de tempo de embarque.
Fonte: http://www.binhotransportes.com.br/as-etapas-da-armazenagem/
-
O item V - Liberação parcial de pagamento não prertence a fase de armazenagem
ARMAZENAGEM
A guarda dos materiais no Almoxarifado obedece a cuidados especiais, que devem ser definidos no sistema de instalação e no layout adotado, proporcionando condições físicas que preservem a qualidade dos materiais, objetivando a ocupação plena do edifício e a ordenação da arrumação.
FASES
DESCRIÇÃO
1A FASE - Verificação das condições de recebimento do material;
2A FASE - Identificação do material;
3A FASE - Guarda na localização adotada;
4A FASE - Informação da localização física de guarda ao controle;
5A FASE - Verificação periódica das condições de proteção e armazenamento;
6A FASE - Separação para distribuição;
Fonte: https://sites.google.com/site/profamarilzaprojovem/home/almoxarifado/recebimento-armazenagem
-
I. Verificação das condições de recebimento do material;
II. Identificação do material;
III. Guarda na localização adotada;
IV. Informação da localização física de guarda;
V. Liberação parcial de pagamento ao fornecedor;
VI. Verificação periódica das condições de proteção e armazenamento.
-
B
Banca ta inventando moda , agora não quer mais dizer qual é a certa nema errada, joga no ar e pronto.