-
Como assim melhorar serviços existentes se o consumidor não sabe como é desenvolvido o serviço?
-
O gabarito é Certo.
SOA é um padrão de desenvolvimento que permite o agrupamento de funcionalidades através da criação de serviços de negócio interoperáveis e aplicações dedicadas, construídos basicamente a partir de software preexistente, que podem ser reutilizados e compartilhados entre aplicações de empresas.
Por trabalhar com modularidade e reutilização de software, SOA reflete diretamente na redução do tempo de resposta aos clientes e de custos, além de promover vantagens como facilidade na adequação sem customização, melhoria contínua no processo, agilidade para implementação de novos serviços e utilização de serviços já existentes, acesso fácil e confiável a dados do negócio e redução de riscos de inatividade do sistema, além da ampla variedade de funções de integração de dados.
-
Mesmo assim, o trecho que destaquei no meu primeiro comentário torna a questão errada.
-
Andre, acho q a questão se referiu a serviço do ponto de vista do cliente/empresa/negocio, e não do ponto de vista técnico, de implementacao.
Imagine uma aplicacao bancaria desenvolvida em COBOL para mainframes(muitos ainda são). Se o banco quer desenvolver um serviço bonitinho, com GUI em js, ele poderá fazer isso com webservices, visto q será um verdadeiro inferno mexer na linguagem cobol pra fazer isso. nem sei se cobol trabalha com guis mais modernas.
Tudo o q o cara q manja de cobol terá q fazer é gerar os dados q o cliente precisa em xml;...dai, vem a app em js ou python e consome isso.
Questao absolutamente certa.