SóProvas


ID
2034190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de análise estática de código-fonte, uma das práticas que verifica a qualidade do código e pode ser realizada antes da execução do software, julgue o próximo item.

As práticas de clean code recomendam que as funções tenham, no máximo, vinte linhas, e até dois níveis de indentação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Editais de concurso seriam mais fair play se tivessem bibliografia. No caso de clean code a 1a. bibliografia a olhar é Clean Code by Robert C. Martin.

    "The first rule of functions is that they should be small. The second rule of functions is that they should be smaller than that. Functions should not be 100 lines long. Functions should hardly ever be 20 lines long." (pg. 34)

    "Therefore, the indent level of a function should not be greater than one or two." (pg. 35)

     

     

    Fonte: Clean Code A Handbook of Agile Software Craftsmanship - edição de 2009 em inglês, páginas 34 e 35.

     

  • Primeira parte, está correta, Robert Martin, recomenda que as funções tenham em média 20 a no máximo 30 linhas. Outra coisa que é relevante neste tema de funções também, são os níveis de identação. Por que veja, que a identação é muito importante, agora se estivermos muito código aninhado (if's dentro de outros if's), será se isso não vai comprometer a legibilidade do código? E temos que entender que a legibilidade do código é algo muito importante dentro do Clean Code, é feito até uma analogia do código com um poema, ambos devem ser lidos de forma sequencial, e que ao final do mesmo, a leitura deve ter representar algo. É por isso que Robert Martin é bem enfático em dizer que o nível de identação deve ser um e no máximo, estourando, dois. Gab. C.