-
Questão ok. Porém, vale lembrar que o conceito mais correto é de a chave estrangeira se ligar logicamente a uma chave candidata de outra tabela.
-
Então Luciano, para o CESPE não.
Ele já vem com esse entendimento desde 2015 que agora chave estrangeira somente com chave primária
http://www.itnerante.com.br/group/bancodedados/forum/topics/cespe-tj2015-chave-estrangeira?xg_source=activity
-
Eu acho q a questão tem margem pra recurso. Não tem que ser necessáriamente em outra tabela.
-
O colega Antonio está se referindo ao conceito de auto-relacionamento. Entretanto o travessão ("-"), existente na questão, apenas explica o que foi dito anteriormente: chave estrangeira é aquela que permite uma ligação lógica entre duas tabelas.
Eu não enxerguei uma generalização de conceito. Se eu estiver errado, favor corrigir.
No mais, questão correta.
-
Também acho que tem margem para alteração de gabarito: uma tabela pode ter relação consigo própria e a relação com a chave estrangeira pode ser com uma chave candidata. Curioso ...
-
"se liga logicamente à chave primária de outra tabela" - tá de sacanagem né!
Ela é chave primária de outra tabela, para, cespe, tá feio já.
-
Esqueçam esse negócio de geral e particular. O examinador não tem obrigação alguma com o a verdade dos argumentos (maiso ou menos como funciona com a arbitrariedade do tribunal do juri). Isso é um concurso gente. É feito pra filtrar mesmo. Só entram os sortudos - que conseguem enxergar a "vardade" por trás dos olhos do examinador.
-
Certo.
Uma chave estrangeira é uma chave primária de outra tabela, ou seja, existe uma "ligação lógica"
A Cespe usa muita interpretação de texto em suas questões, e quem levar ao pé da letra cada palavra, erra.
Quem estuda pra Cespe precisa ter um jogo de cintura e muita malícia pra resolver as questões. Às vezes ela extrapola sim, mas às vezes os concurseiros erram por puro preciosismo e culpam a banca.
-
Em bancos de dados relacionais, temos as chaves candidatas que são os campos que podem identificar de forma única uma relação (tabela). Exemplos: código, CPF, RG, entre outros. Dentre as chaves candidatas, uma é escolhida (ou um conjunto) para ser a chave primária.
A chave estrangeira é aquela que "se liga" a uma chave candidata em outra tabela. Na prática, geralmente "se liga" à chave primária da outra relação, mas pode ser uma chave candidata.
Imagine as relações: Associado (codigo, CPF, nome, endereco) e Dependente (codigo, cod_assoc, nome). Nesse caso, "cod_assoc" seria chave estrangeira de "codigo" da tabela Associado.
Mesmo sendo possível a ligação com uma chave candidata (poderia haver CPF em Dependente ligado ao CPF do Associado), vamos considerar a questão correta, até mesmo porque ela não afirma "somente"...
Gabarito: Certo
-
Apesar dos SGBDs permitirem que se crie uma chave estrangeira que aponta para uma chave candidata de outra tabela, na maioria das vezes esse tipo de chave realmente se liga logicamente a alguma chave primária.
Repare que o examinador não afirmou taxativamente que é a única possibilidade, então a questão foi considerada correta, apesar de omitir esse detalhe de que o atributo referenciado não necessariamente precisa ser uma chave primária.
-
A chave estrangeira é uma cópia da chave primária de uma tabela, com o objetivo fazer o relacionamento entre a tabela principal (chave primária) e tabela relacionada (chave estrangeira).
CERTO
Fonte: estratégia
-
."chave estrangeira de uma tabela se liga logicamente à chave primária de outra tabela"
Atenção ao pega.
Não houve restrição na afirmação.
Estaria errado caso dissesse que a chave estrangeira de uma tabela se liga única e logicamente à chave primária de outra tabela.
Hoje já está consolidado que a FK tanto pode se ligar à uma PK quanto à uma Chave Candidata, mas como a questão não se limitou a apenas uma, então ela encontra-se correta.
-
# CHAVE PRIMÁRIA > identifica um registro de forma única, seu valor não irá se repetir de forma alguma dentro da tabela. Isso significa que a chave primária pode ser utilizada como uma espécie de controle, impedindo que registros duplicados sejam criados na tabela.
CHAVE ESTRANGEIRA > é uma referência, em uma tabela, a uma outra chave primária de outra tabela.
-
Correto. E, por sinal, é a mesma.
-
Gab: Correto
A chave estrangeira se liga sim a chave primária de outra tabela, mas não apenas a ela!
-
Bem, para tentar elucidar essa questao, dei uma mergulhada no assunto nos principais autores[1][2][3][4][5] até agarrar no sono!!!
[1]
chave estrangeira Uma chave estrangeira é uma coluna ou uma combinacao de colunas, cujos valores aparecem necessariamente na chave primåria de uma tabela.
[2]
O que é uma chave estrangeira? É o nome dado ao campo da tabela B com quem a chave primåria da tabela A se relaciona.
[3]
A chave estrangeira na relacao de referéncia (Matriculado, ern nosso exemplo) deve corresponder å chave primåria da relacao referenciada (Alunos);
Até aí ia tudo bem, até q ocorreu o impensável, o inimaginável
[4]
A segunda <lista com_virgulas de nomes de colunas> é necessåria se a Chave estrangeira faz referéncia a uma Chave candidata que näo é uma Chave primåria.
[5]
Uma chave estrangeira deve referenciar colunas de Chave primåria ou colunas de Chave unica na tabela referenciada.
É como se eu tivesse vivendo um pesadelo do qual não conseguia acordar!!!
Fonte:
[1] Heuser
[2] Informatica para Concursos, J.A.N
[3] Sistemas de gerenciamento de banco de dados - 3.ed. - Página 56, Raghu Ramakrishnan, Johannes Gehrke · 2008
[4] I a SBD, JC Date
[5] Oracle - Referência Para O Dba, Freeman,robert
-
CORRETA, PORÉM, INCOMPLETA.
Uma chave estrangeira é um campo, que aponta para a chave primária de outra tabela ou da mesma tabela. Ou seja, passa a existir uma relação entre duplas de duas tabelas ou de uma única tabela. A finalidade da chave estrangeira é garantir a integridade dos dados referenciais, pois apenas serão permitidos valores que supostamente vão aparecer na base de dados.
-
Arthur Mendonça | Direção Concursos
Apesar dos SGBDs permitirem que se crie uma chave estrangeira que aponta para uma chave candidata de outra tabela, na maioria das vezes esse tipo de chave realmente se liga logicamente a alguma chave primária.
Repare que o examinador não afirmou taxativamente que é a única possibilidade, então a questão foi considerada correta, apesar de omitir esse detalhe de que o atributo referenciado não necessariamente precisa ser uma chave primária.
-
Gabarito: Correto
(Fk) Chave estrangeira é uma cópia da primária.
-
C
Chave estrangeira é a que permite a ligação entre as tabelas.
(Primeira vez que vejo alguém falando que a PK se liga à chave candidata...)
-
Se liga à chave primária de outra tabela, e, excepcionalmente, à chave primária da mesma tabela.
Obs.: A FK também pode apontar para uma chave candidata.
Gabarito correto.
-
CERTO
Chave Estrangeira (FK)
- estabelece um relacionamento com a chave primária de outra tabela; ou dela mesmo (auto relacionamento)
- chaves estrangeiras são, usualmente, chaves primárias de outras relações
- PODE ter valor nulo
- PODE se repetir
exemplo de 2 tabelas:
TABELA PRODUTOS
id_produto (chave primária)
prod_nome
prod_qtd
id_categoria (chave estrangeira) -> cada categoria poderá constar várias vezes
TABELA CATEGORIAS
id_categoria (chave primária) -> cada categoria deverá ser identificada de forma única/exclusiva
cat_nome
cat_descrição
Observe que a chave primária da "tabela categorias" (id_categoria) é a chave estrangeira da "tabela produtos", ou seja, chaves estrangeiras são, usualmente, chaves primárias de outras relações.
-
CHAVE ESTRANGEIRA
LIGAÇÃO LÓGICA entre DUAS TABELAS;
NÃO NECESSARIAMENTE será a CHAVE PRIMÁRIA, PODE ser para a CHAVE CANDIDATA também;
PODE SER para a MESMA TABELA (auto relacionamentos).
-
O o conceito de chave estrangeira ou chave externa se refere ao tipo de relacionamento entre distintas tabelas de dados do banco de dados. Uma chave estrangeira é chamada quando há o relacionamento entre duas tabelas.
-
Exemplo na prática:
Tabela "Vendedor"
- Atributos: matricula PK, nome, setor, etc
Na tabela Vendedor atributo "matriculas" é a chave primária..
Tabela "vendas"
- Atributos: codvendas PK, matriculas FK, produto, etc...
-
Na tabela vendas o atributo "matriculas" é a chave estrangeira da tabela "vendedor".
-
Redondinha!!!
O enunciado ainda descreve a definição de Restrição de Integridade Referencial.
-
Marquei errado pois a questão fala "de outra tabela", mas pode ser da mesma tabela
-
PRINCIPIO DA INTEGRIDADE REFERENCIAL: uma chave estrangeira deve apontar para uma chave primária de outra tabela ou da mesma tabela.
-
Integridade referencial assegura que uma chave estrangeira possua respectiva associação na tabela de origem ou de outra tabela.
Obs: não é na mesma tabela, não é tabela de destino, cespe adora essas pegadinhas.
-
FK (chave estrangeira) possibilitar que se crie ligações lógicas entre as tabelas, permitindo a representação dos relacionamentos. Uma chave estrangeira serve para identificar unicamente um registro em outra tabela. (pode assumir valor NULL)
A chave estrangeira pode referenciar qualquer conjunto de atributos, desde que esses também possam identificar unicamente um registro da tabela de destino.
Infelizmente errei a questão por achar que ele restringiu a chave primária. Ou seja, procurei pelo em ovo. Segue o jogo
-
Lembranco que a FK pode fazer referencia a PK de outra tabela, a outra FK ou mesmo para a mesma tabela (autorelacionamento).
Alem disso a FK garante a integridade referencial
-
Uma chave estrangeira se liga, mas não necessariamente, a uma chave primária. Ela pode estar relacionada a uma chave candidata de outra tabela. No entanto o avaliador não foi taxativo em sua afirmação. Por isto, podemos considerar este item correto.
-
Chave estrangeira (FK)
- Identificam registros referenciados de outra tabela;
- Tem relação lógica geralmente com a PK da tabela referenciada, mas pode referenciar outros atributos únicos (chaves candidatas);
- Se a participação da entidade não for total, atributos que compõem a chave estrangeira podem ser NULL.
-
Gabarito: CERTO.
O que significa Chaves?
R. São elementos das tabelas que evitam redundância e garantem consistência e integridade dos dados.
Qual a definição de chave primária?
1. A chave primária, ou Primary key (PK) é o identificador único de um registro na tabela. Pode ser constituída de um campo (chave simples) ou pela combinação de dois ou mais campos (chave composta), de tal maneira que não existam dois registros com o mesmo valor de chave primária;
2. é o conjunto de um ou mais atributos para identificar uma tupla de uma entidade;
3. é utilizado para identificar de forma única cada linha numa tabela;
4. tanto chaves primárias quanto chaves estrangeiras, são atributos que identificam uma entidade;
5. para o cebraspe, a chave composta é considerada uma chave primária.
Qual definição de chave estrangeira?
1. Chave estrangeira, ou Foreign Key (FK), ou ainda chave externa é a chave que permite a referência a registros oriundos de outras tabelas. Ou seja, é o campo ou conjunto de campos que compõem a chave primária de uma outra tabela. ... Uma chave estrangeira é a representação de um relacionamento entre tabela;
2. é aquela que permite a ligação lógica entre duas tabelas;
3. chave estrangeira de uma tabela se liga logicamente à chave primária de outra tabela.
Bons Estudos!