SóProvas


ID
2034745
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmações abaixo:


I. No Linux, todo arquivo executável tem como extensão o sufixo .exe.


II. Nas várias distribuições Linux, os navegadores que rodam nativamente nesse ambiente são: Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.


III. O Linux não possui interface de usuário gráfica (GUI). Por essa razão, seu uso é bem menos popular que o do Microsoft Windows.


IV. Usuários com permissões totais de superusuário são os únicos capazes de reiniciar o sistema operacional. 

Alternativas
Comentários
  • Linux é um termo comumente utilizado para se referir a sistemas operativos (português europeu) ou sistemas operacionais (português brasileiro) que utilizam o kernel Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença. A Free Software Foundation e seus colaboradores usam o nome GNU/Linux para descrever o sistema operacional, o que tem gerado controvérsias

    Linux é o núcleo do sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto do kernel e demais programas responsáveis por interagir com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do sistema.

    Os principais programas responsáveis por interagir com o kernel foram criados pela fundação GNU. Por este motivo é mais correto nos referenciarmos ao sistema operacional como GNU/Linux ao invés de apenas Linux.

  • I. No Linux, todo arquivo executável tem como extensão o sufixo .exe. (.bin / .sbin)

    -

    II. Nas várias distribuições Linux, os navegadores que rodam nativamente nesse ambiente são: Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome. (depende da distribuição)

    -

    III. O Linux não possui interface de usuário gráfica (GUI). Por essa razão, seu uso é bem menos popular que o do Microsoft Windows. (KDE/GNOME)

    -

    IV. Usuários com permissões totais de superusuário são os únicos capazes de reiniciar o sistema operacional. > (super usuário tem o poder de fazer alterações no SO > Usuários Comuns podem ter RWX)

    -

    -

    -

    #LINUXésóKERNEL!KURUMINéaFORÇA!

  • Complemento...

    I. No Linux, todo arquivo executável tem como extensão o sufixo .exe.

    Segundo o site: No Linux, quase qualquer arquivo pode ser executável. O final do arquivo apenas descreve (mas não necessariamente) o que ou como um arquivo é "executado".

    https://qastack.com.br/ubuntu/156392/what-is-the-equivalent-of-an-exe-file#:~:text=N%C3%A3o%20h%C3%A1%20extens%C3%A3o%20de%20arquivo,

    um%20script%20shell%20termina%20com%20.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    II. Nas várias distribuições Linux, os navegadores que rodam nativamente nesse ambiente são: Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.

    A maioria das distribuições Linux são liberadas com o Mozilla Firefox ou com o Google Chrome, mas depende da distribuição.

    https://www.edivaldobrito.com.br/como-definir-o-navegador-padrao-debian-ubuntu-e-derivados/#:~:text=A%20maioria%20das%20distribui%C3%A7%C3%B5es%20Linux,aberto%

    20mais%20utilizados%20no%20mundo.&text=A%20boa%20noticia%20%C3%A9%20que,outro%20

    navegador%20em%20sua%20distribui%C3%A7%C3%A3o.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    III. Possui

    ----------------------

    IV. Usuários comuns são capazes de reiniciar o sistema operacional.

  • O linux, diferentemente do windows, os arquivos não necessitam de uma extensão. No windows para executarmos a instalação de um programa geralmente ele está com a extensão .EXE, todavia esta não é necessária no linux ! Ele sequer precisa de uma extensão.

  • Letra E - todas as alternativas estão erradas.