SóProvas


ID
203515
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando as características de oferta e demanda de cigarros, um aumento do imposto sobre o preço do produto resulta em:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: D

    No mercado de concorrência perfeita, a divisão do ônus tributário se faz de acordo com as elasticidades-preço da demanda e da oferta. O produtor não consegue transferir totalmente o imposto para o consumidor, porque o preço do produto é determinado impessoalmente pelo mercado. A parcela do tributo será maior para quem tiver menor elasticidade, resultando em uma perda maior de excedente. 

    Em um mercado de cigarros, devido à dependência química dos fumantes, a demanda deve ser inelástica; desse modo, o aumento do preço do cigarro determina uma diminuição na demanda em proporção menor que a do aumento de preço. Conclui-se que a parcela do tributo paga pelo consumidor (PPC) deve ser maior que a parcela do tributo paga pelo produtor (PPP), consequentemente, a queda no excedente do consumidor será superior a do produtor.

    Quanto as outras opções:

    A) FALSO. Embora o preço de equilíbrio aumente, é preciso descontar o imposto ao se calcular o preço do cigarro para o produtor; assim, a nível do produtor, o preço do cigarro será menor.

    B) FALSO. A curva de demanda não se altera. O deslocamento ocorre com a curva de oferta devido ao imposto.

    C) FALSO. Com o imposto, aumenta o peso morto da economia.

    D) CORRETA.

    E) FALSO. A curva de oferta desloca-se para a esquerda.
  • o governo nao sobe o preço do cigarro através da tributação também com a intenção de inibir o consumo?