SóProvas


ID
2035807
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O reflexo oculoencefálico (movimento dos olhos de boneca) avalia

Alternativas
Comentários
  • Os nervos responsáveis pela movimentação ocular III, IV e VI (oculomotor, troclear e abducente, respec.) tem origem no tronco encefálico (mesencéfalo e ponte).

    Alternativa D

  • Para avaliar a CONFUSÃO MENTAL utilize Mini Exame do Estado Mental (Investiga Alzheimer)

    Para avaliar o NÍVEL DE CONSCIÊNCIA utilize a Escala de Glasgow.

    Para avaliar LESÃO CEREBELAR utilize:

    ·        O teste de Romberg é, principalmente, um teste sensitivo; se positivo, pode distinguir a ataxia sensorial da motora. Deve-se observar se, enquanto está de pé com os braços esticados e os olhos abertos, o paciente apresenta sinais de insegurança no equilíbrio. Os pés devem estar estreitamente espaçados, e a postura deve ser facilmente mantida.

    ·        O teste dedo-nariz pode ser útil na distinção entre lesões cerebelar e posterior da coluna (proprioceptiva). O teste deve ser realizado com os olhos fechados para avaliar a propriocepção na extremidade superior. Um teste para a função cerebelar que enfatiza as extremidades inferiores é o teste do calcanhar-joelho. Nesse caso, o paciente, em decúbito dorsal, tenta encostar o calcanhar direito no joelho esquerdo e depois sobre a crista da tíbia; deve-se fazer o teste com olhos abertos e depois fechados para tentar diferenciar a ataxia sensitiva da cerebelar, pois a coordenação piora muito com os olhos fechados na ataxia sensitiva.

    ·        O exame sensorial em um paciente com marcha ou movimentos instáveis deve incluir testes de posição ou vibração (colunas posteriores). Na avaliação dos reflexos de tendões profundos, pode-se verificar assimetria ou espasticidade que podem sugerir um diagnóstico alternativo. A lesão cerebelar aguda pode resultar em hipotonia muscular por alguns dias ou semanas.

    ·        O exame da função motora pode demonstrar paresia e alterações de sensibilidade.

    Para avaliar LESÃO EM BASE DE CRÂNIO realize um exame neurológico inicial afim de determinar as funções dos hemisférios cerebrais e do tronco encefálico. Os exames subsequentes são importantes para verificar a evolução do paciente, se está havendo melhora ou deterioração do seu quadro clínico. Escalas neurológicas foram desenhadas para permitir quantificar o exame neurológico. A escala de coma de Glasgow é uma medida sem quantitativa do grau de envolvimento cerebral, que também orienta o prognóstico. Entretanto, não é válida para pacientes em choque ou intoxicados. A presença de traumatismo dos olhos e da medula espinhal dificulta a avaliação. A escala consiste em pontuar os achados do exame neurológico, avaliando a resposta verbal, a abertura dos olhos, e a resposta motora.