-
Outras realidades e novas metodologias.
-
O público da EJA é completamente diferente ao da educação de crianças, sendo assim, a didática e práticas educativas devem ser diferenciadas.
-
Na prática é assim, mas não deve ser!
-
Na tendência liberal tradicional a aprendizagem consiste em repassar os conteúdos para as crianças da mesma maneira que é ensinado para os adultos. Os tradicionais entende que a capacidade de assimilação da criança é igual a do adulto, sendo os pequenos menos desenvolvidos.
No dias atuais as escolas brasileiras seguem um Plano Pedagógico Político/PPP, os Parâmetros Curriculares Nacionais/PCN's, as Leis de Diretrizes Bases, a Base Nacional Comum e tantas outras normas que fomentam o ensino da Educação Base e da EJA. Assim, não existe justificativa que a educação infantil e a EJA usem o mesmo método. A Educação brasileira atualmente vivência os princípios da Escola Progressista Crítico Social dos Conteúdos e não a Tendência Liberal Tradicional.
-
Percebe-se um caráter de complementariedade entre as ciências da pedagogia e da andragogia, segundo o educador Alexander Kapp.
-
Em contraposição à Pedagogia (do grego paidós, criança), que se refere à educação de crianças, a Andragogia é a arte de ensinar adultos, sendo um modelo de educação que busca compreender o adulto dentro da escola, rompendo com aqueles padrões apresentados pela Pedagogia.
A Andragogia corresponde à ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender. É preciso considerar que a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem de adultos. Estes, por sua vez, são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em sua vida.