A avaliação dos resultados de treinamento e desenvolvimento podem e devem ser mensurados pelos colaboradores responsáveis pela a aplicação da avaliação de desempenho e pela área de treinamento e desenvolvimento. Para a avaliação dos resultados, podemos seguir dois processos diferentes:
•Mensurar e obter os resultados fazendo ou aplicando outra avaliação de desempenho em período posterior;
•Calculando o ROI – Retorno de Investimento em Treinamento.
Para os avaliadores, medir o resultado do treinamento é mais simples, pois com a realização de uma nova avaliação de desempenho (após determinado período de rendimento) conseguimos medir a evolução do avaliado, observando o desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais e analisando as complexidades e objetivos alcançados. Esse tipo de avaliação não envolve diretamente a área de treinamento e desenvolvimento e por isso é mais simples.
Vamos analisar ponto a ponto:
As avaliações de treinamento têm especificidades que não podem ser mensuradas nos instrumentos e nas técnicas tradicionais. (certo)
Apesar das dificuldades no desenvolvimento de instrumentos de mensuração no nível de aprendizagem,(certo)
práticas avaliativas baseadas na intuição devem ser valorizadas(errado). As práticas avaliativas devem se basear em critérios e não na intuição.