-
um proxy (em português procurador) é um servidor (um sistema de computador ou uma aplicação) que age como um intermediário para requisições de clientes solicitando recursos de outros servidores. Um cliente conecta-se ao servidor proxy, solicitando algum serviço, como um arquivo, conexão, página web ou outros recursos disponíveis de um servidor diferente e o proxy avalia a solicitação como um meio de simplificar e controlar sua complexidade. Os proxies foram inventados para adicionar estrutura e encapsulamento a sistemas distribuídos. Hoje, a maioria dos proxies é proxy web, facilitando o acesso ao conteúdo na World Wide Web e fornecendo anonimato. (Wikipedia)
Um servidor SOCKS é um servidor proxy de propósito geral que estabelece uma conexão TCP para outro servidor em nome de um cliente. Ele funciona para qualquer tipo de protocolo de rede em qualquer porta . Socks versão 5 adiciona suporte adicional para a segurança e UDP. O servidor SOCKS não interpreta o tráfego de rede entre cliente e servidor de qualquer forma, e é frequentemente utilizado porque os clientes estão atrás de um firewall e não estão autorizados a estabelecer conexões TCP para servidores fora do firewall, a menos que fazê-lo através do servidor SOCKS.
fonte: http://www.jguru.com/faq/view.jsp?EID=227532
-
Discordo do gabarito. Proxy não encaminha pacotes, ele faz uma nova requisição ao destino.
-
Pois é, Renata, o CESPE ultimamente está assim, tem hora que um detalhe torna Errada a questão e outra que ele abandona os detalhes.
Ai cai outra parecida e a gente n sabe o que fazer, se leva ao pé da letra ou se esquece.
-
Se ele acessa informações em nome do usuário não encaminha pacotes. Se encaminha pacotes, nao acessa informações em nome do usuário...
É cada uma....
-
Não achei nada especificamente sobre proxies socks, mas acredito q os conceitos abaixo sejam semelhantes.
[1] Quando o processo de cliente-usuário envia uma mensagem, o firewall proxy executa um processo de servidor para receber a solicitação. O servidor atua como um processo de cliente e envia a mensagem para o verdadeiro servidor na empresa (...).
[2] O segundo tipo de servidor é um servidor intermediário colocado entre dois telefones SIP, que trata de tarefas como configuração e encaminhamento de chamadas. Um servidor intermediário funciona como um servidor proxy, que pode encaminhar uma requisição de chamada entrando para o próximo servidor proxy, que pode encaminhar um pedido de chamada ao longo do caminho para o próximo servidor proxy ao longo do caminho ou para o telefone chamado. Um servidor intermediário pode também funcionar como um servidor de redirecionamento, que diz a um chamador como alcançar o destino.
Portanto, Dona Renata e Seu Tureto, não afirme com tanta propriedade aquilo q não tem certeza. Traga fontes confiáveis, algo q pode ser comprovado, autores renomados etc etc.
Fonte:
[1] Forouzan
[2] Douglas Comer
-
e eu não sei o que a cespe decidiu sobre proxy e firewall, conceitos confusos