SóProvas


ID
2036212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca de algoritmos e protocolos de segurança em redes wireless, julgue o item subsequente.

O protocolo WEP (wired equivalent privacy) é considerado seguro, uma vez que, para quebrá-lo, é necessário utilizar mecanismos de força bruta superior ao algoritmo DES.

Alternativas
Comentários
  • WEP  Não é considerado seguro, pois já foi quebrado.

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Wired_Equivalent_Privacy

  • WEP significa Wired Equivalent Privacy, e foi introduzido na tentativa de dar segurança durante o processo de autenticação, proteção e confiabilidade na comunicação entre os dispositivos Wireless.

    Wired Equivalent Privacy (WEP) é parte do padrão IEEE 802.11 (ratificado em Setembro de 1999), e é um protocolo que se utilizava para proteger redes sem fios do tipo Wi-Fi.

    Após vários estudos e testes realizados com este protocolo, encontraram-se algumas vulnerabilidades e falhas que fizeram com que o WEP perdesse quase toda a sua credibilidade.

    wikipedia

  • Gabarito Errado

    O WEP já foi quebrado a muito tempo...

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • ERRADO,

    O protocolo WPA com AES e tkip de 256 bits é considerado seguro, uma vez que, para quebrá-lo, é necessário utilizar mecanismos de força bruta superior ao algoritmo DES.

  • WEP: Wired Equivalent Privacy -> NÃO É CONSIDERADO SEGURO!

    O algoritmo de segurança mais usado do mundo foi criado em 1999 e é compatível com praticamente todos os dispositivos WiFi disponíveis no mercado. Justamente por ser tão popular, é também o mais sujeito a falhas de segurança e o que possui mais buracos conhecidos.

    WPA: Wi-Fi Protected Access

    Quando o WEP saiu de circulação, o WPA entrou em seu lugar como o protocolo-padrão da indústria. Adotado formalmente em 2003, a novidade trazia encriptação 256 bits e uma segurança muito maior para as redes. Além disso, sistemas de análise de pacotes – para verificar alterações e invasões – e outras ferramentas foram implementadas para melhorar a segurança.

    WPA2: Wi-Fi Protected Acces II

    O sistema-padrão atual e também o mais seguro, implementado pela Wi-Fi Alliance em 2006. A diferença aqui é a maneira como o sistema lida com senhas e algoritmos, excluindo completamente a possibilidade de um ataque de força bruta. Sendo assim, esse é o tipo mais seguro da atualidade. Segundo especialistas, o risco de intrusões para usuários domésticos com WPA2 é praticamente zero.

  • Protocolo WEP é igual muro com cerca de vidro quebrado.

  • GABARITO ERRADO

    Comentário muito bom que anotei de um colega aqui do QC:

    WEP - antigo e obsoleto. Criptografa utilizando algoritmo RC4 (pouco seguro). Pode ser quebrado por força bruta.

    WPA - avanço do protocolo WEP. Foram consertadas algumas vulnerabilidade. Criptografa RC4. Força bruta pode quebrar.

    WPA2 - utilizado recentemente. Criptografa utilizando AES (criptografia avançada). Simétrico chave única.