SóProvas


ID
2036218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação às configurações de segurança em servidores Linux e Windows 2012 R2, julgue o item subsecutivo.

Por padrão, qualquer usuário criado em um servidor Linux é do tipo root.

Alternativas
Comentários
  • (E)

    O que é ROOT no Linux


    Como você deve saber na maioria dos sistemas operacionais você pode criar usuários, ou seja, perfis com características especiais, no Linux não é diferente. Também temos tipos de usuários, normalmente são dois, o "usuário" e o "administrador", no Linux e no Android o usuário Administrador nos chamamos de ROOT.


    O ROOT é o tipo de usuário que tem todos os privilégios do sistema, este usuário pode alterar tudo que há no sistema, excluir e criar partições na raiz (/) manipular arquivos e configurações especiais do sistema, coisa que o usuário comum não pode fazer.


    Nós usamos o usuário comum na maior parte do tempo, passamos apenas para super usuário ou ROOT quando digitamos a senha que foi definida durante a instalação para instalar um programa por exemplo ou fazer uma operação que exija tais privilégios.


    Na questão segurança a dica é na usar sempre o usuário ROOT, isto é, ele "ligado" o tempo todo pois a você estará mais protegido contra problemas no sistema, e sendo um usuário novato você poderá acabar apagando algum arquivo que não deve e comprometer o sistema, e lembre-se, uns dos motivos do Linux ser praticamente imune a vírus é o fato de não conceder permissão de ROOT diretamente coisa que acontece no Windows por exemplo.

    http://www.diolinux.com.br/2012/10/o-que-e-root-no-android-e-no-linux.html

  • root é o cara que MANDA no Linux! Obviamente não pode ser qualquer um.

     

  • O usuário root do Linux equivale ao usuário administrador do Windows. Nas palavra do Juan, é que óbvio que não será qualquer um.

  • O Linux (na verdade, qualquer sistema operacional baseado em Unix) possui um tipo de usuário que tem acesso irrestrito aos arquivos e processos do sistema: trata-se do usuário root ou super usuário

    O Linux "vê" o usuário root como algo especial, já que ele (na verdade, qualquer usuário que tenha UID igual a 0) pode alterar a configuração do sistema, configurar interfaces de rede, manipular usuários e grupos, alterar a prioridades de processos, entre outros.

    Por ser tão poderoso, o usuário root é perigoso. Por isso, ele só deve ser usado em situações que não podem ser trabalhadas por usuários que não possuem privilégios de super usuário. Imagine, por exemplo, que você está trabalhando com o usuário root. Ao atender uma solicitação de emergência, você saiu da frente do computador sem bloqueá-lo. Alguém mal-intencionado percebe isso e vai até seu computador, apaga diretórios importantes ao sistema e "sai de mansinho". Se você estivesse utilizando um usuário comum, isto é, um usuário sem permissões para mexer nesses diretórios, aquele sujeito não teria conseguido apagá-los. Ainda há a possibilidade de você cometer algum erro e pôr tudo a perder...

    O usuário root é tão importante que até sua senha deve ser bem elaborada. É recomendável que ela tenha ao menos 8 caracteres e que misture letras e números. Além disso, é recomendável mudar essa senha a determinados intervalos de tempo (como a cada 3 meses) ou quando alguém que acessava a conta root não utilizará mais o computador (quando a pessoa sai da empresa, por exemplo). Você pode obter mais orientações sobre criação de senhas aqui.

     

  • GABARITO ERRADO.

     

    A conta root
    A conta root é também chamada de super usuário, este é um login que não possui restrições de segurança. A conta root somente deve ser usada para fazer a administração do sistema, e usada o menor tempo possível.

     

    Fazendo uma analogia: root (administrador do linux) = adminsitrador (administrador do windowns).

  • # ROOT

    $ COMUM

     

  • Corroborando...

     

    (Q894034) Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: EBSERH Prova: Técnico em Informática

    O usuário root no Linux pode efetuar todas as tarefas administrativas e também efetuar qualquer operação, como apagar ou modificar arquivos importantes e alterar a configuração do sistema. (C)

  • GABARITO ERRADO!

    O usuário root é aquele que tem acesso irrestrito a todos os componentes do sistema Linux. Não por acaso, este é o usuário que melhor deve ser protegido, sobretudo contra os invasores, visto que o acesso indevido pode fazer de refém a toda uma empresa.