-
São conhecido hoje três importantes métodos de migração do protocolo IPv4 para o IPv6 para redes particulares e/ou públicas. Segue abaixo os métodos e uma breve e resumida explicação de cada um deles:
Tunelamento: basicamente faz a transmissões dos pacotes encapsulando o conteúdo do pacote IPv6 em um pacote IPv4.
Teredo: Traduz o cabeçalhos IPv4 em cabeçalhos IPv6 e vice-versa, realizando conversões de endereços, de APIs (Application Programming Interface) de programação, ou atuando na troca de trafego TCP (Transmission Control Protocol) ou UDP (User Datagram Protocol).
Pilha Dupla: permite que hosts e roteadores estejam equipados com pilhas para ambos os protocolos, tendo a capacidade de enviar e receber os dois pacotes, IPv4 e IPv6.
fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialredeip2/pagina_1.asp
-
Humildemente, peço venia para discordar da colega Mayara quanto a utilização do Teredo. De acordo com o ipv6.br os métodos a serem adotados para a migração de IPV4 para IPV6 são:
As técnicas de transição podem ser classificadas segundo sua funcionalidade:
Pilha dupla:consiste na convivência do IPv4 e do IPv6 nos mesmos equipamentos, de forma nativa, simultâneamente. Essa técnica é a técnica padrão escolhida para a transição para IPv6 na Internet e deve ser usada sempre que possível.
Túneis:Permitem que diferentes redes IPv4 comuniquem-se através de uma rede IPv6, ou vice-versa.
Tradução:Permitem que equipamentos usando IPv6 comuniquem-se com outros que usam IPv4, por meio da conversão dos pacotes.
ou seja a correta resposta é pilha dupla, tuneis (ou tunelamento) e tradução. Agora vem a questão de o que seria teredo, certo?
Teredo
A técnica de tunelamento automática Teredo, criada pela Microsoft e definida na RFC 4380, permite que nós localizados atrás de Network Address Translations (NAT), obtenham conectividade IPv6 utilizando tunelamento em IPv4, usando o protocolo UDP. Sua utilização não é recomendada, pois não é muito eficiente e tem alta taxa de falhas, além de algumas considerações de segurança. Assim como o 6to4, o Teredo pode permitir que tráfego que seria bloqueado em IPv4 consiga chegar ao destino.Recomenda-se que seja desabilitado em redes corporativas.
Fonte: http://ipv6.br/post/transicao/
-
A técnica Teredo e outras 500 técnicas que utilizam tunelamento para migração entre IPv4/IPv6, pertencem ao grupo "TÚNEIS".
-
GABARITO: E
PILHA DUPLA, TUNELAMENTO e TEREDO são as principais técnicas de transição do IPV4 para o IPV6.
-
Paulo Pereira, desculpe, mas qual a sua fonte? Teredo é uma das principais tecnicas para transição do ipv4 p o ipv6? Procurei isso em mtos lugares e não encontro essa confirmação. Pelo contrário, encontro afirmando que é uma técnica antiga. Pode me esclarecer por favor?
O que achei de mais confiável foi o seguinte:
As técnicas de transição podem ser classificadas segundo sua funcionalidade:
Pilha dupla:consiste na convivência do IPv4 e do IPv6 nos mesmos equipamentos, de forma nativa, simultâneamente. Essa técnica é a técnica padrão escolhida para a transição para IPv6 na Internet e deve ser usada sempre que possível.
Túneis:Permitem que diferentes redes IPv4 comuniquem-se através de uma rede IPv6, ou vice-versa.
Tradução:Permitem que equipamentos usando IPv6 comuniquem-se com outros que usam IPv4, por meio da conversão dos pacotes.
fonte: http://ipv6.br/post
-
Quer dizer agora que TECNOLOGIA DA MICROSOFT é Técnica Padrão?
Vamos Acordar, Galera!
Boa, @Pri M
-
Kurose[1] menciona apenas duas formas de transição possíveis. Para ele, as principais formas de se conseguir uma transição do IPV4 para o IPV6 seriam as seguintes:
Pilha dupla, em que nós IPv6 também tenham uma implementação IPv4 completa. Esse nó, denominado nó IPv6/
IPv4 no RFC 4213, estaria habilitado a enviar e receber datagramas tanto IPv4 quanto IPv6. Ao interagir com
um nó IPv4, um nó IPv6/IPv4 poderá usar datagramas IPv4; ao interagir com um nó IPv6, poderá utilizar IPv6.
Tunel: nada mais é que o encapsulamente de um pacote IPV6 em um IPV4. Ou seja, o pacote segue seu trajeto como se fosse um pacote IPV4.
Fonte: Kurose, Computer Networks, 7ed, pg 380
-
Gab: ERRADO
Forouzan apresenta 3 estratégias para transição do IPV4 para o IPV6:
Pilha dupla: todos os hosts, antes de migrarem, precisam implementar uma pilha dupla de protocolos. Assim, uma estação deve rodar o IPV4 e o IPV6 simultaneamente, até que o IPV6 passe a ser usado em definitivo por toda a internet;
Tunelamento: empregada para quando 2 computadores usando IPV6 querem se comunicar entre si e o pacote precisa passar por uma região que usa IPV4. Para isso, o IPV6 é encapsulado em um IPV4
Tradução do cabeçalho: quando a maior parte da internet tiver migrado para o IPV6, mas alguns sistemas ainda tiverem no IPV4: o cabeçalho do IPV6 deve ser convertido num cabeçalho IPV4
-
Resposta do Guilherme Mendes é a mais precisa de acordo com Tenenbaum, Forouzan e Kurose.
(esqueçam os comentários sobre teredo)
-
TRANSIÇÃO DO IPV4 AO IPV6
" TEM QUE TRADUZIR O TU-PI "
TRADUZ - TRADUÇÃO DO CABEÇALHO
TU - TUNELAMENTO
PI - PILHA DUPLA
Para mim, o uso de mnemônico salva, uso em tudo e crio para tudo. kkkkk
-
Segundo o site IPv6.br, as técnicas de transição podem ser classificadas segundo sua funcionalidade:
- Pilha dupla: consiste na convivência do IPv4 e do IPv6 nos mesmos equipamentos, de forma nativa, simultaneamente. Essa técnica é a técnica padrão escolhida para a transição para IPv6 na Internet e deve ser usada sempre que possível.
- Túneis: Permitem que diferentes redes IPv4 comuniquem-se através de uma rede IPv6, ou vice-versa.
- Tradução: Permitem que equipamentos usando IPv6 comuniquem-se com outros que usam IPv4, por meio da conversão dos pacotes.
GABARITO: ERRADO
http://ipv6.br/post/transicao/