SóProvas


ID
2036275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere a aplicações multimídia e qualidade de serviço, julgue o item que se segue.

A arquitetura Diffserv foi proposta para prover, de maneira flexível e escalável, a diferenciação de serviços em uma rede.

Alternativas
Comentários
  • DiffServ ou serviços diferenciados é um método utilizado na tentativa de conseguir qualidade de serviço em grandes redes, como a Internet. O método DiffServ opera sobre grandes volumes de dados em oposição a fluxos ou reservas individuais. (Wikipedia)

  • Gabarito Certo

    A arquitetura DiffServ parte do princípio que domínios adjacentes tenham um acordo sobre os serviços que serão disponibilizados entre os mesmos. Este acordo denomina-se SLA – Service Level Agreement. Um SLA determina as classes de serviços suportadas e a quantidade de tráfego na banda entre os domínios. Os domínios podem definir um SLA estático ou dinâmico, sendo que, neste último caso, um protocolo de sinalização e controle será necessário para o gerenciamento da banda.

    Dois novos tipos de serviços especiais surgiram juntamente com o modelo de serviços diferenciados: serviços assegurados e os serviços premium. Serviços assegurados são os serviços para clientes que precisam de segurança para seus provedores serviços no momento que haja um congestionamento. E os serviços premium são para aplicações que necessitam de baixo atraso e baixo jitter.

    Com DiffServ, os próprios clientes podem marcar seus DS Fields e enviar para o receptor. No entanto, dessa forma, não há como saber se há recursos disponíveis para a comunicação, fazendo com que, por exemplo, o pacote chegando em um roteador que não provê QoS com o DS Fieldmarcado, seja remarcado e passe a ser um pacote de um serviço de melhor esforço.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !