A internet surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria. Na década de 1960 (1969), quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.
A ARPANet foi totalmente financiada pelo governo Norte-Americano, durante o período que ficou conhecido como Guerra Fria, período este caracterizado pelo embate ideológico entre a União Soviética (URSS) e os EUA.
https://pt.wikipedia.org/wiki/ARPANET
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet
GABARITO: B
A História da Internet
1969 - A ARPA criou uma rede experimental chamada ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network). Era simultaneamente um backbone e uma rede experimental, onde novas aplicações eram testadas.
Inicialmente a ARPANET ligou 4 universidades e permitiu aos cientistas partilhar remotamente informação e recursos.
A ARPANET continuou a expandir-se durante as décadas de 70 e 80. Em 72 já ligava 37 nós e em 83, 562.
O objectivo de interligar LANs e WANs ficou conhecido por Internet, que é abreviatura de internetwork, e aplica-se tanto ao projecto como à rede protótipo que foi criada.
Em 1983 decidiu usar-se a família de protocolos TCP/IP na ARPANET. Generalizou-se a partir daí o uso do termo "Internet" para a rede constituída pelas redes que usam os protocolos TCP/IP ou são capazes de comunicar com redes TCP/IP.
A Internet é constituída por:
Backbones: infraestruturas de interligação de redes, como o NSFNET, nos USA, e o EBONE na Europa, bem como backbones comerciais
Redes regionais, ligando, por exemplo universidades e institutos de investigação;
Redes comerciais, por exemplo, para uso interno ou para fornecimento de serviços a assinantes, com ligações à Internet.
Redes locais, como a rede da FEUP
A Internet é um sistema de rede aberto uma vez que todas as suas especificações são públicas.