SóProvas


ID
2036851
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel D`Oeste - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para fins das Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade Educação Especial, considera-se público-alvo, alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com:

(__) autismo clássico;
(__) autismo de Nuremberg;
(__) síndrome de Asperger;
(__) síndrome de Rett.

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Tipos e Níveis de Gravidade do Autismo:

     

    De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), são existentes 3 tipos de Autismo:

    . Síndrome de Asperger;

    . Transtorno Invasivo do Desenvolvimento;

    . Transtorno Autista.

     

    Outros 2 tipos também são anexados a esses, só que dessa vez pelo Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais:

    . Síndrome de Rett;

    . Transtorno Desintegrativo da Infância.

     

    Síndrome de Asperger ou Transtorno de Asperger: faz parte dos Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades. Entre as principais habilidades estão a capacidade de raciocínio e memória muito acima da média. Pessoas com Asperger são capazes de decorar horários e linhas de ônibus, listas telefônicas, datas históricas ou informações que julguem importantes, enfim, uma série de informações que outras pessoas não conseguem.

    Síndrome de Rett:  é um dos tipos mais graves de autismo. Enquanto o autismo atinge mais meninos do que meninas, na Síndrome de Rett é o contrário. Quase que exclusivamente apenas meninas desenvolvem a síndrome. Isso porque os meninos não resistem e morrem precocemente. Trata-se de uma condição que causa bastante sofrimento nos pais, pois o desenvolvimento do bebê parece normal até cerca de um ano e meio. Depois disso, há uma regressão mental, levando à uma grave deficiência intelectual e psicomotora, comprometendo também os movimentos. Inclusive o crânio pode parar de crescer. A criança aos poucos deixa de andar e engatinhar, não consegue mais segurar objetos e passa a adotar movimentos repetitivos e estereotipados.