-
Apatia é a mais comum síndrome neuropsiquiátrica na doença de Alzheimer, afetando entre 30 e 60% dos pacientes[...] e se manifesta com alterações afetivas, cognitivas e comportamentais, determinando, respectivamente, redução da resposta emocional, perda de autocrítica e retração social.
TEIXEIRA-JR, Antônio Lúcio and CARAMELLI, Paulo. Apatia na doença de Alzheimer. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006, vol.28, n.3, pp.238-241. Epub June 19, 2006.
-
Besteira, psicólogo que se concentrar somente nisso, pode estar cometendo grandes erros. O Psicólogo também precisa olhar para o contexto adaptativo da família, as estruturas emocionais dos cuidadores, atuar em equipe para ajudar a criar um ambiente harmonioso e que seja adequado às necessidade psicossociais e financeiras desse grupo familiar, lembrando que a atuação do psicólogo nas questões cognitivas se dará para o "amortecimento" das perdas e manutenção dos ganhos cognitivos, com a finalidade de atrasar o máximo possível o avanço da doença, porém, toda a equipe multiprofissional deve estar atenta a esta meta, não somente o psicólogo.
-
Raciocinei da mesma forma!
-
Billy, quando menciona que o psicólogo se concentrará apenas quer dizer que o foco estará nestes tipos de intervenção, não quer dizer que ele vá atuar EXCLUSIVAMENTE neste campo.
O psicólogo deve sim ter um foco de trabalho e isso não significa desconsiderar outros contextos.