SóProvas


ID
203875
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria

A sazonalidade, a concorrência, as condições econômicas do país e outros riscos dos produtos ou serviços são fatores que podem contribuir, nas auditorias, para o risco

Alternativas
Comentários
  • Risco operacional é um tipo de risco inerente, relacionado à operação da entidade.

    De tal forma que riscos associados a sazonalidades, concorrência, condições econômicas etc. estão associados a este conceito.

    Professor Fernando Graeff do Ponto dos Concursos
  • O risco operacional é do tipo Risco inerente,  conforme falou nosso colega acima. Vou falar um pouco mais sobre esse tipo de risco pra tentar esclarecer melhor o entendimento da questão.

    Os riscos de distorção relevante no nível da afirmação consistem em dois componentes: risco inerente e risco de controle. O risco inerente e o risco de controle são riscos da entidade; eles existem independentemente da auditoria das demonstrações contábeis.

    O risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados.
    O risco inerente é mais alto para algumas afirmações e classes relacionadas de transações, saldos contábeis e divulgações do que para outras. Por exemplo, ele pode ser mais alto para cálculos complexos ou contas compostas de valores derivados de estimativas contábeis sujeitas à incerteza significativa de estimativa. Circunstâncias externas que dão origem a riscos de negócios também podem influenciar o risco inerente. Por exemplo, desenvolvimentos tecnológicos podem tornar obsoleto um produto específico, tornando assim o estoque mais suscetível de distorção em relação à superavaliação. Fatores na entidade e no seu ambiente, relacionados a várias ou todas as classes de transações, saldos contábeis ou divulgações também podem influenciar o risco inerente relacionado a uma afirmação específica. Tais fatores podem incluir, por exemplo, falta de capital de giro suficiente para a continuidade das operações ou uma indústria em declínio caracterizada por um grande número de falências (ou fracassos de negócio).
  • Toda entidade está sujeita aos riscos do negócio. O risco de ter prejuízo, de ser processado, de uma crise, de ser penalizado etc.Assim, um hospital tem riscos, um hotel idem, um advogado ou um engenheiro idem. Alguns riscos de negócio podem se transformar em risco inerente.

    Os riscos de negócio podem ser: riscos de mercado; operacionais e de crédito. A assertiva descreve o risco operacional.