SóProvas


ID
203899
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria

A integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram, está relacionada ao Princípio Fundamental de Contabilidade da

Alternativas
Comentários
  • Res. 750 Art. 6º  O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
  • PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

    Princípio da entidade envolve o conceito de autonomia patrimonial, nesta acepção, o patrimônio da entidade não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários. Assim, é possível extrais alguns axiomas desse princípio (mesmo se a entidade for sem fins lucrativos)

    Princípio da Continuidade: pressuposto de que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio devem levar em conta essa circunstância.

    Princípio da Oportunidade: refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    Princípio do Registro pelo Valor Original: os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional. Assim, os registros contábeis devem procurar refletir o real valor da transação, na realidade econômica do país.

    Princípio da Competência: as receitas e as despesas devem ser reconhecidas no período em que ocorrerem, independentemente de recebimento ou pagamento.

    Princípio da Prudência: determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais.

  • CFC 1.111

    Princípio da Oportunidade

    ·  Produzir informações Íntegras e Tempestivas

    ·  Refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais

    ·  A falta de integridade e tempestividade pode ocasionar perda da relevância da informação

           -  Ponderar a relação entre a oportunidade e confiabilidade

    Sob a perspectiva do Setor Público

    -  O Princípio da Oportunidade é base indispensável à integridade e à fidedignidade dos processos de reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil, dos atos e dos fatos que afetam ou possam afetar o patrimônio da entidade pública, observadas as NBC Aplicadas ao Setor Público.

    -  A integridade e a fidedignidade dizem respeito à necessidade de as variações serem reconhecidas na sua totalidade, independentemente do cumprimento das formalidades legais para sua ocorrência, visando ao completo atendimento da essência sobre a forma.

  • Junção de Comentários dos Colegas.

     

    Princípio da Oportunidade

    ·  Produzir informações Íntegras e Tempestivas

    ·  Refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais

    ·  A falta de integridade tempestividade pode ocasionar perda da relevância da informação

           -  Ponderar a relação entre a oportunidade e confiabilidade

    Sob a perspectiva do Setor Público

    -  O Princípio da Oportunidade é base indispensável à integridade e à fidedignidade dos processos de reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil, dos atos e dos fatos que afetam ou possam afetar o patrimônio da entidade pública, observadas as NBC Aplicadas ao Setor Público.

    -  A integridade e a fidedignidade dizem respeito à necessidade de as variações serem reconhecidas na sua totalidade, independentemente do cumprimento das formalidades legais para sua ocorrência, visando ao completo atendimento da essência sobre a forma.

    PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

    Princípio da entidade envolve o conceito de autonomia patrimonial, nesta acepção, o patrimônio da entidade não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários. Assim, é possível extrais alguns axiomas desse princípio (mesmo se a entidade for sem fins lucrativos)

    Princípio da Continuidade: pressuposto de que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio devem levar em conta essa circunstância.

    Princípio da Oportunidade: refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    Princípio do Registro pelo Valor Original: os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional. Assim, os registros contábeis devem procurar refletir o real valor da transação, na realidade econômica do país.

    Princípio da Competência: as receitas e as despesas devem ser reconhecidas no período em que ocorrerem, independentemente de recebimento ou pagamento.

    Princípio da Prudência: determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais.

  • Para os não assinantes Gab. B