SóProvas


ID
2042182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 6.404/1976, com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis e com a deliberação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) n.º 675/2011, julgue o item a seguir, relativo a princípios, estrutura, procedimentos e normas da contabilidade brasileira.

Um passivo, obrigação presente resultante de eventos passados, é reconhecido como tal, mesmo não sendo provável que uma saída de recursos que incorporem benefícios econômicos seja exigida para liquidar essa obrigação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    CPC 00 Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro

     

    passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos
     

    Reconhecimento de passivos
    4.46. Um passivo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que uma saída de recursos detentores de benefícios econômicos seja exigida em liquidação de obrigação presente e o valor pelo qual essa liquidação se dará puder ser mensurado com confiabilidade. (...)

    bons estudos

  • Eu errei por que pensei como na questão abaixo, que está errada. No meu entendimento essa questão do TCE-PA estaria correta, pois eu posso liquidar a obrigação sem saída de recursos, como renúncia ao credor por exemplo, aí seria uma obrigação, mesmo não sendo provável uma saída de recursos. O q vcs acham? 

    CESPE - Analista do Ministério Público da União/Apoio Técnico Administrativo/Atuarial/2015

    Julgue o item seguinte, acerca dos componentes patrimoniais, suas características e contabilização.

    Um passivo é uma obrigação presente advinda de eventos passados. Sua liquidação resulta, necessariamente, na saída de recursos financeiros capazes de gerar benefícios econômicos.

  • Carla, entendo seu comentário, a princípio pensei assim também. Depois vi o comentário de um professor do estratégia: Se não é PROVÁVEL,  não reconhece um passivo, mas sim um passivo ~~contingente~~. Creio que a questão levou para essa interpretação.

  • sendo provável é reconhecida uma provisão no passivo

    sendo possível é um passivo contingente sendo recinhecido somente em notas explicativas

    sendo remoto não reconhece

  • decora:

    PASSIVO=> tem que ter que ser PROVÁVEL QUE TENHA SAÍDA DE RECURSO.

     

    GABARITO ERRADO

  • Errei pois também pensei igual a Carla Ramos.

  • Errado.

     

    Deve ser provável que a saída de recursos resultem em benefícios econômicos, senão não é passivo. 

  • Questao correta

    ''mesmo não sendo provável que uma saída de recursos que incorporem benefícios econômicos seja exigida para liquidar essa obrigação.''

     

    a pessoa pode perdoar a divida ...

     

  • PASSIVO é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos. 

     

  • Definição atualizada de passivo, dado pela revisão do CPC 00 em março de 2018 com vigência a partir de 01 de janeiro de 2020.

    Passivo: é uma OBRIGAÇÃO PRESENTE da entidade de transferir um recurso econômico como RESULTADO DE EVENTOS PASSADOS.

  • Um passivo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que uma saída de recursos detentores de benefícios econômicos seja exigida em liquidação de obrigação presente e o valor pelo qual essa liquidação se dará puder ser mensurado com confiabilidade. (...)

  • Se a saída não for provável, a empresa não deverá reconhecer um passivo, mas um passivo contingente.

    GABARITO: ERRADO.

  • Gabarito: Errado

    Passivo - É uma obrigação presente (atual) da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.

    Se é provável --- É uma provisão no passivo.

    Se é possível --- É um passivo contingente.

    O passivo contingente é constantemente confundido com uma provisão, mas não se engane. Apesar de semelhantes, o primeiro tem uma função bastante específica: ajudar o gestor a evitar o endividamento e despesas que poderiam ser previstas. Tido como um gasto provável mas que, na maioria das vezes, não se concretiza, ele é um dado de natureza incerta, mas que precisa ser reportado. Isso porque a empresa deve ser o mais transparente possível com os seus stakeholders, o que inclui acionistas e potenciais investidores.

    Passivo Contingente - É um gasto provável, mas que, em geral, não se concretiza. Ou seja, o passivo contingente, normalmente, expressa um valor previsto no orçamento, mas que, na maioria das vezes não chegará a ser gasto.

  • São requisitos cumulativos !!!

    1- Obrigação presente

    2- Derivada de eventos já ocorridos

    3- Cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos

  • ERRADO.

    CPC 00 (R2) - Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro

    4.4. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Estes são definidos como segue:

    (b) passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;

    Fonte: estratégia

  • Reconhecimento de passivos

    4.46. Um passivo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que uma saída de recursos detentores de benefícios econômicos seja exigida em liquidação de obrigação presente e o valor pelo qual essa liquidação se dará puder ser mensurado com confiabilidade. (...)

  • ERRADO

    Se a saída não for provável, a empresa não deverá reconhecer um passivo, mas um passivo

    contingente, conforme previsão do CPC 25

  • acho que essa questão foi elaborada quando da revisão 01 do CPC 00.

    Atualmente, acho que o gabarito seria trocado :

    CPC 00 (R2)

    Transferência de recurso econômico

    4.36 O segundo critério para um passivo é que a obrigação seja de transferir um recurso econômico.

    4.37 Para satisfazer a esse critério, a obrigação deve ter o potencial de exigir que a entidade transfira um recurso econômico para outra parte (ou partes). Para que esse potencial exista, não é necessário que seja certo, ou mesmo provável, que a entidade será obrigada a transferir um recurso econômico – a transferência pode, por exemplo, ser obrigada somente se ocorrer evento futuro incerto especificado. É necessário somente que a obrigação já exista e que, em pelo menos uma circunstância, exigirá que a entidade transfira um recurso econômico.

    4.38 A obrigação pode atender à definição de passivo, mesmo se a probabilidade de transferência de recurso econômico for baixa. Não obstante, essa baixa probabilidade pode afetar decisões sobre quais informações fornecer sobre o passivo e como fornecer essas informações, incluindo decisões sobre se o passivo é reconhecido (ver itens de 5.15 a 5.17) e como é mensurado.

  • Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

  • de modo simples, faz essa tabela e vê a questão

    Passivo > Presente > Certeza da dívida/Valor/Vencimento (Reconhecido no Balanço patrimonial)

    Provisão > Provável > Certeza da dívida mas dúvida em relação ao vencimento ou valor (Reconhecido no Balanço Patrimonial + Notas Explicativas)

    Passivo Contingente > Possível > Não tem certeza da dívida, valor ou vencimento. (Não reconhecida no BP + é Reconhecida em Notas explicativas)

  • Outra questão interessante que ajuda quem teve dúvida na parte final do item, além do decoreba "provável x possível":

    (CESPE/TCE-PA/ACE/Contabilidade/2016) A convicção de que uma saída de recursos será dispensável para a liquidação de uma obrigação presente da entidade não elimina o caráter de passivo dessa obrigação. GAB: ERRADA, pois, se a empresa possui a convicção que a saída de recursos será dispensável, como no caso de um perdão de uma dívida, o caráter de passivo dessa obrigação é, sim, eliminado.

  • Passivo: obrigação presente, oriunda de fato passado, do qual se espera que gere benefício econômico.

  • Gabarito: errado

    Vejam essa questão que ajuda a responder:

    (CESPE/2016/TCE-PA)A convicção de que uma saída de recursos será dispensável para a liquidação de uma obrigação presente da entidade não elimina o caráter de passivo dessa obrigação.(ERRADO)

  • GAB. ERRADO

    Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

  • Definição de passivo segundo CPC 00 (R2)

    4.26 Passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados