SóProvas


ID
2042266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Acerca da classificação de custos, julgue o próximo item.


Na distinção entre custo e despesa, os termos custo dos produtos vendidos e custo das mercadorias vendidas, como comumente aparecem nas demonstrações de resultados, não são rigorosamente corretos, uma vez que constituem despesas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO
     

    Os custos das mercadorias e serviços vendidos que aparecem na DRE deveriam se chamar despesas das mercadorias e serviços vendidos, pois os custos só se transformam em despesas quando correm às vendas dos bens. Embora esteja incorreta, a nomenclatura Custos das Mercadorias Vendidas (CVM) ou Custos dos Produtos Vendidos (CPV), nos demonstrativos contábeis, a forma de apresentação como custos é aceita pelos órgãos reguladores da contabilidade no Brasil

    bons estudos

  • Complementando: enquanto não ocorrer a venda do produto, o gasto para produzi-lo seria "investimento". (Prof. Eliseu Martins)

  •  Enquanto não ocorrer a venda do produto, o gasto para produzi-lo seria "investimento".

    Os custos das mercadorias e serviços vendidos que aparecem na DRE deveriam se chamar despesas das mercadorias e serviços vendidos, pois os custos só se transformam em despesas quando correm às vendas dos bens. Embora esteja incorreta, a nomenclatura Custos das Mercadorias Vendidas (CVM) ou Custos dos Produtos Vendidos (CPV), nos demonstrativos contábeis, a forma de apresentação como custos é aceita pelos órgãos reguladores da contabilidade no Brasil

     

  • Gabarito: Certo.

    Comentário: 

    Como falei na aula de hoje, todo produto vendido e todo serviço ou utilidade transferidos provocam despesa. Assim, quando falamos em custo do produto vendido (ou custo da mercadoria vendida) na demonstração do resultado (DRE), na verdade estamos nos referindo a uma despesa. 

    Leve isso para a sua prova: na Demonstração do Resultado, existem despesas ou perdas, nunca custos. No momento que aquele custo passou a integrar o resultado, significa que ele se tornou um esforço para a obtenção de receita na empresa, ou seja, uma despesa.

    Sendo assim, a nomenclatura custo das mercadorias vendidas, o famoso CMV da DRE, está tecnicamente equivocada, pois se trata de uma despesa. Um possível nome tecnicamente correto para essa conta seria “Despesa relativa ao custo do produto vendido”.

  • Sinceramente... ô questãozinha chata... em resumo pelo que entendi: quando a compra é realizada e permanece em estoque é investimento. Ao passo que essa matéria prima se transforma em produto é um custo direto na produção e quando o produto é vendido os custos se transformam em despesas.

  • Q875066  CESPE - 2018 - SEFAZ-RS - Auditor do Estado - Bloco I 

    A construção da contabilidade de custos, a partir da contabilidade societária pré-industrial, exigiu o desenvolvimento de novas terminologias e novas regras que se adaptaram aos procedimentos e às práticas contábeis vigentes. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

    I Sendo a despesa um bem ou serviço consumido com vistas à obtenção de uma receita, a expressão custo das mercadorias vendidas é tecnicamente incorreta: é, antes, uma despesa do que um custo.

    (...)

  • RESPOSTA E

    No fluxo de fabricação e venda de um produto, a aquisição de matéria-prima é um gasto que se transforma em custo no momento de sua utilização no processo produtivo, e em despesa, quando ocorre a venda do produto fabricado.

    SÓ PRA ENDOIDAR A CABEÇA UM QUESTÃO DESSAS

    #questãorespondendoquestões #sefaz-al