SóProvas


ID
2042272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No que se refere aos métodos de custeio, julgue o item subsequente.


No custeio por absorção, os custos de um produto podem sofrer alterações em função de mudança no volume de produção de outros produtos, provocando distorções relevantes.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma das DESVANTAGENS do método do Custeio por Absorção. Como o critério é que os custos fixos sejam rateados aos produtos, geralmente com algum grau de arbitrariedade nos critérios de alocação de tais custos, então, uma mudança (aumento/diminuição) no volume de produção de outros produtos, podem distorcer os custos dos produtos.  Isso pode, por exemplo, trazer consequências na elaboração do preço de venda sem a real margem de contribuição, já que um aumento/diminuição de produção de um determinado produto terá seu custo no mesmo montante no momento do rateio a todos os outros produtos fabricados. Um produto X com diminuição de sua produção geralmente aumenta o custo unitário de sua fabricação, enquanto que o produto Y com aumento de sua produção geralmente diminui o custo unitário de sua produção. Logo, no momento do rateio pelo Custeio por Absorção gera o mesmo montante tanto para o produto X quanto para o produto Y, o que pode levar a um preço de venda que  não seria condizente e competitivo no mercado, por exemplo.

     

    Outras desvantagens pela utilização do Custeio por Absorção:

    - Os custos fixos existem e acabam presentes no mesmo montante, mesmo que oscilações (dentro de certos limites) ocorram no volume de produção;

    - Os custos fixos constituem um encargo para que a empresa possa ter condições de produzir, ao invés de um sacrifício para produção específica desta ou daquela unidade.

    - A inclusão dos custos fixos incentiva que a empresa aumente a produção, o que reduz o custo unitário dos produtos, ainda que não corresponda a aumento de vendas.

     

  • Questão resolvida em vídeo:


    https://www.youtube.com/watch?v=R6PCAVvNMs4

  • Gabarito: Certo.

    Comentário: 

    Vimos que pelo custeio por absorção os custos indiretos de fabricação são alocados aos diversos produtos mediante a utilização de critérios de rateio. Quando há o aumento da produção de um determinado produto, seguramente os custos indiretos de fabricação serão alocados e diluídos em todos os outros produtos. 

    Com isso, é certo que o custo unitário de outro produto, que não teve seu volume de produção alterado, vai diminuir. A depender do critério de rateio utilizado, tal redução pode ser muito relevante. Essa é uma das desvantagens que mencionei na aula de hoje.