SóProvas


ID
2043886
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considerando os aspectos históricos do Estado do Tocantins, leia as seguintes afirmativas.

I. Quando o Estado do Tocantins foi criado, havia apenas 60 municípios. A seguir, ainda por Goiás, foram criados mais 19 novos municípios, dois dos quais, Aliança do Tocantins e São Valério da Natividade, foram instalados a 1º de janeiro de 1989.
II. O Decreto Governamental nº 791/89, de 15 de maio de 1989, dividiu o Estado em 15 regiões administrativas, sendo que em cada região há uma cidade sede. Palmas, por ser Capital do Estado, não integra quaisquer das Regiões Administrativas.
III. Os principais redutos indígenas no Tocantins são: Apinagé, Carajá, Xerente, Krahô, Javaés, Avá- Canoeiros, Tapirapés e Guarani.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • I. Quando o Estado do Tocantins foi criado, havia apenas 60 municípios. A seguir, ainda por Goiás, foram criados mais 19 novos municípios, dois dos quais, Aliança do Tocantins e São Valério da Natividade, foram instalados a 1º de janeiro de 1989. (CORRETO)

    II. O Decreto Governamental nº 791/89, de 15 de maio de 1989, dividiu o Estado em 15 regiões administrativas, sendo que em cada região há uma cidade sede. Palmas, por ser Capital do Estado, não integra quaisquer das Regiões Administrativas. PALMAS NESTA ÉPOCA NEM EXISTIA AINDA EM PLANO FIXO! (ERRADO)

    III. Os principais redutos indígenas no Tocantins são: Apinagé, Carajá, Xerente, Krahô, Javaés, Avá- Canoeiros, Tapirapés e Guarani. (ERRADO)

     

     

    GABARITO: A

  • O Tocantins apresenta uma população aproximada de 6.000 índios, que continua a crescer. Vivem no estado os Xerente (povo Akwen), os Karajá, Javaé e Xambioá (povo Iny), os Apinajé ( povo panhi) e os Krahô (povo Meri).

  • Gabarito Letra A 

    MUNICÍPIOS
    O Estado contava apenas com 60 municípios instalados no ato de sua criação e mais 19 municípios já criados pelo governo de Goiás. Dois destes 19 municípios foram instalados em 01/01/1989: São Valério de Natividade e Aliança do Tocantins. Com o passar dos anos novos municípios foram sendo criados e instalados e em 1º de janeiro de 1997 totalizam-se os atuais 139 municípios em Tocantins.Em 01/01/1989 foi assinado decreto de lei onde todos os municípios cujos nomes obtivessem a terminologia “do norte” ou “de Goiás” passariam a se chamar “do Tocantins”. Ex.: Paraíso do Norte = Paraíso do Tocantins.

    Fonte: Material Junior geo. 

  • Galera, cuidado com os comentários... Tapirapés estão localizados SIM no tocantins, exceto os guaranis.

  • Guarani não faz parte das tribos indígenas no Estado;

    Carajá está com o nome incorreto, pois o correto é KARAJÁ.

  • I. Quando o Estado do Tocantins foi criado, havia apenas 60 municípios. A seguir, ainda por Goiás, foram criados mais 19 novos municípios, dois dos quais, Aliança do Tocantins e São Valério da Natividade, foram instalados a 1º de janeiro de 1989. CORRETO.

     

    II. O Decreto Governamental nº 791/89, de 15 de maio de 1989, dividiu o Estado em 15 regiões administrativas, sendo que em cada região há uma cidade sede. Palmas, por ser Capital do Estado, não integra quaisquer das Regiões Administrativas. INCORRETO, pois Palmas é uma das regiões administrativas.

     

    III. Os principais redutos indígenas no Tocantins são: Apinagé, Carajá, Xerente, Krahô, Javaés, Avá-Canoeiros, Tapirapés e Guarani. INCORRETO, pois os Guaranis não estão aqui incluídos.

     

    Fonte: Quadrix

  • #REPETIÇÃO ATÉ A EXAUSTÃO!!!

  • GAB; LETRA A

     

  • pm to e nois  sd neto

     

  • I - CORRETA: Em sua criação, o estado de Tocantins realmente possuía apenas 60 municípios, sendo criados até a década de 1990 mais 19 municípios, dentre eles os supracitados. São Valério da Natividade foi fundado em 1º de janeiro de 1989, conforme a afirmativa, porém Aliança do Tocantins teve sua fundação em 10 de janeiro de 1989. Nos anos seguintes, novos municípios foram sendo criados e instalados e em 1º de janeiro de 1997 totalizam-se 139 municípios em Tocantins. Também, em 01/01/1989 foi assinado decreto de lei onde todos os municípios cujos nomes obtivessem a terminologia “do norte” ou “de Goiás” passariam a se chamar “do Tocantins”, como Paraíso do Norte que passou a ser chamado Paraíso do Tocantins.

    II - INCORRETA: Mesmo que seja a capital do estado do Tocantins, sendo criada com esse propósito desde o início, Palmas é sede do distrito de Taquarussu do Porto (antigo povoado de Taquarussinho).

    III - INCORRETA: Fazem parte do estado de Tocantins os redutos indígenas de Apinajé, AváCanoeiros, Akwê Xerente, Krahô, Javaés, Tapirapés, além dos Iny (Javaé), Iny (Karajá), Iny (Xambioá), Krahô, Krahô-Canela, Pankarary, porém os Guarani não pertencem a esse território, sim dos estados de RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MS, PA além da Argentina, Bolívia e Paraguai,

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Sobre a B:

    SAO 18 REGIÕES ADMINISTRATIVAS E NÃO 15

  • I - CORRETA: Em sua criação, o estado de Tocantins realmente possuía apenas 60 municípios, sendo criados até a década de 1990 mais 19 municípios, dentre eles os supracitados. São Valério da Natividade foi fundado em 1o de janeiro de 1989, conforme a afirmativa, porém Aliança do Tocantins teve sua fundação em 10 de janeiro de 1989. Nos anos seguintes, novos municípios foram sendo criados e instalados e em 1o de janeiro de 1997 totalizam-se 139 municípios em Tocantins. Também, em 01/01/1989 foi assinado decreto de lei onde todos os municípios cujos nomes obtivessem a terminologia “do norte” ou “de Goiás” passariam a se chamar “do Tocantins”, como Paraíso do Norte que passou a ser chamado Paraíso do Tocantins.

     

    II - INCORRETA: Mesmo que seja a capital do estado do Tocantins, sendo criada com esse propósito desde o início, Palmas é sede do distrito de Taquarussu do Porto (antigo povoado de Taquarussinho).

     

    III - INCORRETA: Fazem parte do estado de Tocantins os redutos indígenas de Apinajé, Avá- Canoeiros, Akwê Xerente, Krahô, Javaés, Tapirapés, além dos Iny (Javaé), Iny (Karajá), Iny (Xambioá), Krahô, Krahô-Canela, Pankarary, porém os Guarani não pertencem a esse território, sim dos estados de RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MS, PA além da Argentina, Bolívia e Paraguai, portanto a alternativa está incorreta.