SóProvas


ID
2044540
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Martinópole - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A Comunicação escrita, formal e cerimoniosa, utilizada no serviço público, trocada entre autoridades que exercem as mesmas funções ou de funcionários com cargos inferiores, para seus superiores hierárquicos, com o propósito de fazer uma solicitação ou reivindicação oficial são características do(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Requerimento é o instrumento por meio do qual o interessado requer a uma autoridade administrativa um direito do qual se julga detentor.

    Redação Oficial para Concursos, Paulo Paranhos, 2011, página 97

  • Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares (comunicação externa). 

  • O Gabarito sem dúvida é letra A, porém em duas provas realizadas pela consulpam, a banca considerou letra B como resposta.

     

  • Dúvida: Caso aparecesse Memorando entre as alternativas, ela seria a mais correta a ser marcada? Confesso que não compreendi o porquê de ser ofício.

  •         Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

     

     

            O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

            Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

  • REQUERIMENTO

    Petição escrita, feita por pessoa física ou jurídica, na qual se solicita a uma autoridade um direito de concessão de algo sob o amparo da lei.

    Sua estrutura se compõe de:

    a) vocativo: cargo da autoridade a que se dirige (omite-se o seu nome).

    b) texto: preâmbulo (identificação do requerente), teor (solicitação em si e disposição legal em que se baseia o pedido).

    c) fecho: “Nestes termos, pede deferimento.” ou “Termos em que pede deferimento.”

    d) local e data.

    e) assinatura.

    Não desista!!