SóProvas


ID
2044846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As informações em saúde devem contribuir de maneira eficiente para a orientação e o planejamento do processo de regionalização em saúde. No que concerne a esse assunto, julgue o item subsequente.

A prevalência indica o número de casos conhecidos de uma determinada doença, mensurada com base na soma dos casos anteriormente conhecidos e ainda existentes com os casos novos registrados desde a data do último levantamento.

Alternativas
Comentários
  • Q681609 Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Enfermagem

    A incidência traduz a ideia de intensidade com que acontece a morbidade em uma população, ao passo que a prevalência descreve a força com que subsistem as doenças nas coletividades. (CERTO)

     

    Q681612 Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Enfermagem

    As taxas de prevalência e incidência são os indicadores de morbidade mais utilizados no planejamento e na avaliação das medidas de prevenção e controle de doenças e agravos. (CERTO)

  • GAB: CERTO

     

    PREVALÊNCIA E INCIDÊNCIA

     

    Ambas são medidas de freqüência de ocorrência de doença. Prevalência mede quantas pessoas estão doentes, incidência mede quantas pessoas tornaram-se doentes. Ambos os conceitos envolvem espaço e tempo – quem está ou ficou doente num determinado lugar numa dada época.

     

     

  • De onde foi tirado isso?

  • Prevalência
    A prevalência mede a proporção de pessoas numa dada população que apresentam uma específica doença ou atributo, em um determinado ponto no tempo. No cálculo da prevalência o numerador abrange o total de pessoas que se apresentam doentes num período determinado (casos novos acrescidos dos já existentes). Por sua vez, o denominador é a população da comunidade no mesmo período.
    A prevalência pode ser expressa da seguinte forma:

    Prevalência = Nº de casos conhecidos da doença num determinado período x 100.000

                                              População durante o mesmo período

    A prevalência é muito útil para medir a freqüência e a magnitude de problemas crônicos, ao passo que a incidência é mais aplicada na mensuração de freqüência de doenças de curta duração.A prevalência pode ser entendida como um corte da população em determinado ponto no tempo. Nesse momento, determina-se quem tem e quem não tem certa doença. Conforme as características da doença investigada, podemos encontrar pessoas que adoeceram há uma semana, um mês, um ano ou ainda cinco, dez ou quinze anos. De um modo geral, quando estimamos a prevalência de uma doença na comunidade, não levamos em conta a duração da doença.Dado que o numerador da prevalência inclui pessoas acometidas por determinada doença independentemente da sua duração, essa medida de morbidade não nos oferece uma estimativa da dimensão do risco. 
    A prevalência é mais difícil de interpretar do que a incidência porque depende do número de pessoas que desenvolveram a doença no passado e que continuam doentes no presente.Quando a mensuração da prevalência é efetuada em um ponto definido no tempo, como, por exemplo, dia, semana, mês, ano, temos a prevalência instantânea ou prevalência num ponto.Quando a medida da prevalência abrange um determinado período, temos então a prevalência num período que abrange todos os casos presentes no intervalo de tempo especificado.Geralmente, quando usamos o termo prevalência sem o qualificativo (num período ou num ponto), estamos nos referindo à prevalência num ponto.

    Exemplo: se tomarmos novamente o exemplo referente à freqüência de hanseníase no município X em 1996, quando discutimos o conceito de incidência (página 21), a prevalência num período pode ser calculada da seguinte forma:

    Prevalência* =450 x 100.000 = 127 por 100.000 habitantes,

                                354.250

    Leitura: são 127 casos por 100.000 habitantes.
    * Prevalência de hanseníase no município X em 1996.

     

    Fonte: http://portalses.saude.sc.gov.br/arquivos/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_07/03_02_03.html

  • Prevalência = Número total de casos (os novos e os já existentes)

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre epidemiologia e vigilância epidemiológica.

    A prevalência indica o número de casos conhecidos de uma determinada doença, mensurada com base na soma dos casos anteriormente conhecidos e ainda existentes com os casos novos registrados desde a data do último levantamento, ou seja, ela simboliza o número total de casos.

    Já a incidência é o número de casos novos registrados em um determinado período de tempo.

    Resposta do Professor: Certo.