A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, mas enquanto a Dengue se destaca pelas dores em todo o corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.
Dengue
O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.
Chikungunya
Apresenta sintomas como febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, dor muscular e nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de Dengue. A febre ocorre de forma repentina e acima de 39 graus. Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, as mortes são raras.
Zika Vírus
Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias. O vírus não é tão forte quanto o da Dengue ou da Chikungunya. Os pacientes apresentam um quadro alérgico, porém os sintomas são parecidos com os da Dengue e da Chikungunya: febre, dores e manchas no corpo. Quem é infectado pelo Zika Vírus também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite.
==> Perigos e Complicações
Dengue
A principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando a pessoa estiver com Dengue.
Chikungunya
A principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.
Zika Vírus
As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas, como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré. Destaca-se o triste fato de estar associado ao nascimento de crianças com microcefalia, infectadas durante a gravidez das mães portadoras do vírus. Este fato, pode levar a uma mobilização mundial no combate ao Aedes aegypti e suas variantes.
Gabarito: CERTO
Fonte: http://www.diasdacruz.com.br/artigo/5