SóProvas


ID
2045311
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios

Leia atentamente o texto que segue. É uma das principais fontes de inspiração para o nome de batismo de Belo Horizonte, serve de moldura para a cidade, com uma extensão de 11 quilômetros e altitude de até 1.390 metros em seu ponto mais alto. As curvas de suas montanhas podem ser vistas de grande parte dos bairros capital e se tornaram um dos motivos de orgulho dos seus moradores. Nos fins de semana, centenas de pessoas visitam o bairro Mangabeiras, no sopé da serra, para passear ou fazer caminhadas. Uma das atrações da região é a praça do Papa, que ganhou este nome depois que João Paulo 2° rezou ali uma missa durante visita ao Brasil, em 1980.

O texto refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B)

     

    Eleita pela população, em 1997, símbolo de Belo Horizonte, a Serra do Curral constitui parte integrante da história de Minas Gerais. No período de colonização do Estado, era a referência de localização para os viajantes. 
    Tombada pela Lei Orgânica do Município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ela é o marco geográfico mais representativo da região metropolitana de Belo Horizonte. E o Parque da Serra do Curral protege este patrimônio. Iniciando-se na portaria sul do Parque das Mangabeiras, passando por trás do Instituto Hilton Rocha, estendendo-se pela av. José do Patrocínio Pontes até a Praça do Estado de Israel, o Parque abrange uma área aproximada de 400 mil m². 
    Sua cobertura vegetal é bem heterogênea com espécies de Campo de Altitude, Cerrado, Campo Rupestre e um maciço vegetal com vestígios de Mata Atlântica. 

    http://www.belohorizonte.mg.gov.br/local/atrativo-turistico/parque-da-serra-do-curral