SóProvas


ID
204592
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Jane vai trabalhar como recenseadora em um setor considerado perigoso e resolveu pedir ao namorado que a acompanhe.

A atitude de Jane é

Alternativas
Comentários
  • Jane irá em um lugar perigoso, onde a probabilidade de ser assaltada e levarem seu celular, bolsa, PDA, dinheiro e tudo mais é alta - mas ela pode levar alguém junto para defendê-la dessa gente mal intensionada? Nããão, tem que ir sozinha Jane; "Mas porque?" Pergunta ela. Jane precisa ter certeza que os importantissimos dados do Censo, aqueles que vão retratar o Brasil e que 70% do resultado é uma mentira - pois muita gente não quer o governo metendo  bedelho na sua vida -  não sejam lidos pelo seu namorado; que, se fosse junto, iria defendê-la dos perigos e consequentemente, ela não teria que gastar o mísero pagamento de recenseadora que ia receber, para comprar um novo celular, bolsa... Boa IBGE.

    Letra: D
  • Segundo o IBGE, as informações coletadas no Censo são confidenciais, sendo utilizadas exclusivamente para fins estatísticos. Por isso o recenseador tem como dever não permitir que pessoa não autorizada pelo IBGE o acompanhe durante o seu trabalho, mantendo o sigilo das informações coletadas. A desobediência ao dever de sigilo implicará sua dispensa imediata do trabalho. Pelo exposto a única resposta adequada é aquela que diz que Jane agiu incorretamente, ou seja, o gabarito é a alternativa “D”.

    Gabarito: D

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a forma que o Diogo colocou não deixou de ter sua grande parcela de humor. kkk. 

    Mais o recenseador assina um termo de confidencialidade quando irá fazer parte do quadro de funcionários do IBGE. E é de suma importância o sigilo das informações, essa é uma regra primordial do IBGE. E o recenseador já entra sabendo!

  • a Jane que se lasque né?

  • GABARITO: LETRA D

    Durante o seu trabalho em campo, observe as seguintes orientações: 

    Não permita que pessoas não autorizadas pelo IBGE o acompanhem em seu trabalho; 

    Não permita que pessoas estranhas ao serviço manuseiem os equipamentos de coleta;

    Não permita que informações contidas no dispositivo de coleta sejam vistas por terceiros; 

    Não faça comentários sobre qualquer informação obtida durante seu trabalho; 

    Não revele fatos ou informações sigilosas sobre os informantes, domicílios e estabelecimentos pesquisados.

    É fundamental garantir o sigilo das informações obtidas pelo Censo Demográfico 2020 (e por quaisquer pesquisas oficiais) tanto para os informantes quanto para o próprio instituto. O informante deve ser avisado de que essas informações só poderão ser utilizadas para fins estatísticos.

    Os cidadãos só se sentirão seguros em prestar informações à Instituição se sentirem confiança no IBGE e no funcionário que realiza o Censo 2020. Assim, o IBGE toma todas as precauções necessárias para garantir que dados individualizados não sejam divulgados.

    O IBGE não divulga os dados de nenhuma pesquisa, inclusive do Censo, que possam identificar o informante como nomes, telefones, etc.

    A “Lei 5.534”, de 14 de novembro de 1968 assegura o sigilo dessas informações.

    A violação do sigilo por servidores, agentes de pesquisa e Recenseadores do IBGE está sujeita a punição de acordo com as normas e a legislação.

    APOSTILA IBGE 2020.

  • HAHAHAHAHAHAHAHAHA... É, Jane. Espero que você não caminhe pelo Jacarezinho.

  • jeck ferraz respondeu sobre isso num vídeo recente.

    segundo ele, na prática, jane pode ir acompanhada, sim, porém os dados devem ser mantidos em sigilo, assim como a entrevista com o morador.

  • Devido a pandemia o censo será em 2022.

  • GABARITO: LETRA D

    COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    Segundo o IBGE, as informações coletadas no Censo são confidenciais, sendo utilizadas exclusivamente para fins estatísticos. Por isso o recenseador tem como dever não permitir que pessoa não autorizada pelo IBGE o acompanhe durante o seu trabalho, mantendo o sigilo das informações coletadas. A desobediência ao dever de sigilo implicará sua dispensa imediata do trabalho. Pelo exposto a única resposta adequada é aquela que diz que Jane agiu incorretamente, ou seja, o gabarito é a alternativa “D”.

    FONTE: Karina Jaques, Professora de Direito Constitucional e Legislação. Autora da Editora Saraiva. Palestrante. Advogada., de Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Legislação da AGU