SóProvas


ID
2047324
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A análise de lamamoto (2001) discute o papel que a instituição assume na prática profissional do Assistente Social. Conforme a autora, a instituição:

Alternativas
Comentários
  • Embora regulamentao como profissão liberal na sociedade, o Serviço Social não se realiza como tal. Isso significa que o assistente social não detém todos os meios necessários para a efetivação de seu trabalho:finaceiros, técnicos e humanos necessários ao exercício profissional autônomo. Depende de recursos previstos nos programas e projetos da instituição que o requisita e o contrata, por meio do qual é exercido o trabalho especializado. Em outros termos, parte dos meios ou recursos materiais, financeiros e organizacionais necessários ao exercício desse trabalho são fornecidos pelas entidades empregadoras.(...)Ainda que dispondo de relativa autonomia na efetivação de seu trabalho, o assistente social depende, na organização da atividade, do Estado, da empresa, entidades não governamentais que viabilizam aos usuários o acesso a seus serviços, fornecem meios e recursos para sua realização, estabelecem prioridades a serem cumpridas, intereferem na definição de papéis e funções que compõem o cotidiano do trabalho institucional. Ora, se assim é, a instituição não é um condicionante a mais do trabalhodo assistente social. Ela organiza o processo de trabalho do qual ele participa.

     

    Referência: Iamamoto, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional,Cortez, 2008.p.63

  •  BO@ T@RDE!

     

    O Assistente Social não detém todos os meios necessários para a efetivação de seu trabalho: financeiros, técnicos e humanos necessários ao exercício profissional autônomo. Ainda que disponha de relativa autonomia na efetivação de seu trabalho, o Assistente Social depende, na organização da atividade, das instituições que o contratam. Portanto, a instituição não é um condicionante a mais do trabalho do Assistente Social, ou um obstáculo. Aquela organiza o processo de trabalho do qual esta participa.
     O Serviço Social é socialmente necessário porque ele atua sobre questões que dizem respeito à sobrevivência social e material dos setores majoritários da população trabalhadora. Tem uma objetividade que não é material, mas é social.
     Conclusão: o Serviço Social é um trabalho especializado, expresso sob a forma de serviços, que tem produtos: interfere na reprodução material da força de trabalho e no processo de reprodução sociopolítica ou ídeopolítica dos indivíduos sociais.

     

    Prof.º Renato Veloso.

  • nao organiza o processo de trabalho do qual o Assistente Social participa.

     b)

     nao é um condicionante a mais do trabalho do Assistente Social.

     c)

     É um condicionante a mais do trabalho do Assistente Social. ela nao é 

    Representa o objeto de trabalho do Assistente Social. Iamamoto (2000, p. 62) O objeto de trabalho (...) é a questão social. É ela em suas múltiplas expressões, que provoca a necessidade da ação profissional junto à criança e ao adolescente, ao idoso, a situações de violência contra a mulher, a luta pela terra etc. Essas expressões da questão social são a matéria-prima ou o objeto do trabalho profissional.

  • "Em outras palavras, o assistente social não dispõe de todos dos meios necessários à realização do seu trabalho, ou seja, não possui processo de trabalho próprio, mas se insere em processos pré-estabelecidos pela instituição empregadora. Em cada espaço ocupacional, terá uma demanda ─ expressão da questão social ─ diferente a enfrentar, precisará de um arsenal de conhecimentos específico em cada política setorial, e instrumentos particulares de trabalho de acordo com cada campo. Além disso,

     

    Ainda que disponha de relativa autonomia na efetivação de seu trabalho, o assistente social depende, na organização da atividade, do Estado, da empresa, entidades não governamentais que viabilizam aos usuários o acesso a seus serviços, fornecem meios e recursos para sua realização, estabelecem prioridades a serem cumpridas, interferem na definição de papéis, e funções que compõem o cotidiano do trabalho institucional. Ora, se assim é, a instituição não é um condicionante a mais do trabalho do assistente social. Ela organiza o trabalho do qual ele participa. (IAMAMOTO, 2005 p. 63).

     

    Porém, a forma como estas instituições organizam o processo de trabalho do Assistente Social esta dentro de uma lógica capitalista de organização e controle do processo de trabalho nos tempos modernos, porque asseguram a real subordinação do trabalho e a sua desqualificação, além de engendrarem modos de obter um comportamento desejado no trabalho."

     

    Fonte: O SERVIÇO SOCIAL COMO TRABALHO: AFIRMAÇÃO QUE AINDA PROVOCA DEBATES NO INTERIOR DA PROFISSÃO

    http://cress-mg.org.br/hotsites/Upload/Pics/45/45362b02-bd65-405d-95d4-d8a37de5c2f1.pdf