-
Inspeção de estado é uma das técnicas de implementação de firewall.
Em vez de filtrar os pacotes apenas baseado na origem e destino dos endereços IP, o firewall compara o padrão de bits do pacote com um padrão conhecido, sem necessidade de processar toda a mensagem. Para obter esse padrão "confiável", o firewall armazena características do estabelecimento da conexão (como número da porta, endereço de origem e destino, etc), podendo, portanto, decidir se uma porta de retorno pode ou não ser aberta.
A inspeção de estado oferece a velocidade de um filtro de pacotes junto com a segurança de um gateway de aplicações. Não verifica os dados da carga útil do pacote e tem como principal limitação a exposição dos endereços IP das máquinas internas à rede, o que pode ser contornado com a adição de servidor proxy em conjunto.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inspe%C3%A7%C3%A3o_de_estado
http://www.cefetrio.hpg.ig.com.br/ciencia_e_educacao/8/trabalhos/seguranca2/FIREWALL.HTM
================================================
-
A inspeção do estado não é dependente exclusivamente de conexões TCP. Conexões UDP também podem trazer características que ajudam ao firewall identificar a qual fluxo de dados o pacote pertence. Em um nível abaixo, o protocolo IP também pode dar informações que indicam qual o estado da conexão (sequence numbers e ID de conexoes). Portanto, questão errada.
http://en.wikipedia.org/wiki/Stateful_firewall#Description
-
Discordo do comentário acima, se contempla a conexão TCP e UDP, a questão está correta, uma vez que não cita que é exclusividade da TCP, apenas informa que é realizada na TCP.
-
Saia da Matrix, o protocolo UDP NÃO é orientado a conexão.
-
O Elron Firwall (que abrange a tecnologia de Inspeção de Estado) oferece suporte nativo aos serviços mais comuns da Internet - World Wide Web, FTP, DNS, Telnet, E-mail (SMTP), News Services e Gopher - e permite a adição de novos serviços rapidamente, sem software ou hardware adicionais.
-
Na minha opinião, a questão está certa. O enunciado não cita que é exclusividade ou que somente é realizado no estado das conexões TCP.
-
CESPE|2010|INMETRO
Os firewalls que realizam inspeção de estado, não fazem isso tendo como base os estados das conexões TCP.. CERTO
-
A inspeção dos estados do pacote (SPI) , conhecida como filtragem de pacotes dinâmica é uma característica de segurança incluída nas redes das empresas;
O Stateful Firewall usa inspeção de estado;
Opera na camada 3 do modelo OSI (camada de rede).
Está errado porque TCP é camada 4, de transporte.
-
GABA: ERRADO
A inspeção de estado É realizada pela leitura do cabeçalho dos pacotes e não no estado das conexões TCP.
Os firewalls com inspeção de estado (statefull) levam em consideração os dados dos cabeçalhos e a própria tabela de estados.
O CESPE É GAMADO EM FIREWALL!!! ATENTEM-SE!!!
-
Dois mecanismos de filtragens presente no Firewall:
*Filtro Stateless: é um filtro sem estado, a avaliação de pacotes é independente, e é feita pelas regras estabelecidas pelo administrador.
*Filtro Stateful: é um filtro com estado, assim orienta a filtragem para conexões. Usa tabela de conexões ou tabela de estados
-
Os next-generation firewalls (NGFWs) filtram o tráfego da rede para proteger a organização contra ameaças internas e externas. Além de manter os recursos dos firewalls de estado, tais como a filtragem de pacotes, compatibilidade com IPsec e VPN SSL, monitoramento de rede e mapeamento de IP, os NGFWs trazem recursos para inspeção mais profunda do conteúdo.
PIANINHO KKKKKKKKKK
Fonte: https://www.fortinet.com/br/products/next-generation-firewall