SóProvas


ID
204808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a dispositivos de segurança de redes, julgue os
próximos itens.

Os IDS e IPS embasados em detecção por assinatura podem apresentar ocorrência de falsos-positivos, sendo mais severos os efeitos nos IPS que nos IDS.

Alternativas
Comentários
  • As consequências podem ser mais graves para as redes que utilizam IPS, pois o IPS executará contramedidas baseado em alarmes falsos.

  • Lembrando que enquanto o IDS apenas detecta, o IPS além de detectar toma medidas.

  • IDS pode tomar medidas SIM!!! porém essas medidas são posteriores ao ataque e não preventivas como geração de alertas e até mesmo interrupção de fluxo



    várias questões corroboram pra isso


    Ano: 2014Banca: CESPEÓrgão: TJ-SE

    A detecção de intrusão compreende medidas proativas na proteção de sistemas computacionais.

    errada



    2014

    A detecção de intrusão abrange formas de resposta, tais como a geração de alertas e a interrupção dos fluxos de dados maliciosos.

    certa



    2011 - (CESPE – TJ-ES/2011 – Analista Judiciário – Análise de Suporte – 93)

    IDS (intrusion detection system) pode ser utilizado para incrementar o trabalho do firewall e permitir que o tráfego de dados de uma rede seja monitorado para correção imediata de problemas ou falhas

    certa





    e mais outras questões para ajudar



    http://www.itnerante.com.br/group/seguranadainformao/forum/topics/cnj-2013-ids-cespe

  • Essa relação/diferenciação entre IDS e IPS é bem polêmica.

    Já fiz várias questões sobre o assunto e, por fim, é visível que não há um consenso. Isso porque ora consideram o IDS totalmente passivo, ora é considerado com alguma capacidade de resposta.

    De qualquer forma, na maioria dos casos das questões, o IDS é visto, normalmente, como passivo, e o IPS como ativo, realizando contra-ataques e medidas de bloqueio.

    Vamos na fé.

  • Sávio,

     

    Entenda que há um hiato entre passivo e reativo. Falar que o IDS é passivo significa que ele cruza os braços mediante um evento. Em contrapartida, o que é característica mesmo do IDS é ser reativo, visto que ele emite um alerta ou solicita uma ação de outra ferramenta de segurança (ex.: firewall) ao receber um evento.

     

    Abraço!

  • Pq assinatura? Não seria baseada em comportamento não ? por anomalias

  • o falso-positivo ocorre quando um fluxo normal de dados é considerado como um ataque. No entanto, ambos

    podem apresentar falsos-positivos, sendo os efeitos mais severos no IPS que no IDS. Por que? Porque – diante de um falso- positivo - o IDS apenas gerará uma alerta na ocorrência normal, mas permitirá o tráfego de dados; já o IPS bloqueará uma ocorrência normal, impedindo o tráfego de dados (Correto).

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Um sistema de detecção de intrusão trabalha como uma câmera ou um alarme contra as intrusões, podendo realizar a detecção com base em algum tipo de conhecimento, como assinaturas de ataques, ou em desvios de comportamento.

    NAKAMURA, 2011.