SóProvas


ID
204814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a dispositivos de segurança de redes, julgue os
próximos itens.

Um worm é um método oculto para contornar os mecanismos de autenticação em sistemas computacionais.

Alternativas
Comentários
  • Worm são malwares cuja principal característica é de se replicarem pela rede sem intervenção inicial de um usuário. Essa replicação pode causar consumo total de recurso de enlace gerando indisponibilidade do ambiente.

  • "..Worms: enviam cópias de si mesmos a outros computadores.. diferente de vírus, os worms não embutem em outros programas, e nem precisa ser executado, são autônomos para enviar spam ou atacar sites, abrem porta para outros worms..."
    ( Prof. Bruno Gilhen - Aula - Curso Agente F. )
  • Worm

    Um tipo de malware, minha gente

    É aquele tal de worm

    Replica-se automaticamente

    E na rede causa um dano enorme

     

    Para driblar esse nojento

    O firewall é uma opção

    Não é: oh! Que 100%

    Mas dá alguma proteção

     

    Pra o safadinho não entrar

    Fechar a porta é uma opção

    Mas se ele já estiver lá

    Use um IDS então

    *IDS(Intrusion Detection Sistem): é meio que um fofoqueiro do bem. Ele abelhuda a rede e dá uma de x9 a "quem de direito".

  • Olha a pedra

  • A questão faz referência ao malware BACKDOOR, definido pela cartilha CERT como:

    "Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    Pode ser incluído pela ação de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes, que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados no computador para invadi-lo.

    Após incluído, o backdoor é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados na realização da invasão ou infecção e, na maioria dos casos, sem que seja notado.

    A forma usual de inclusão de um backdoor consiste na disponibilização de um novo serviço ou na substituição de um determinado serviço por uma versão alterada, normalmente possuindo recursos que permitem o acesso remoto. Programas de administração remota, como BackOrifice, NetBus, SubSeven, VNC e Radmin, se mal configurados ou utilizados sem o consentimento do usuário, também podem ser classificados como backdoors.

    Há casos de backdoors incluídos propositalmente por fabricantes de programas, sob alegação de necessidades administrativas. Esses casos constituem uma séria ameaça à segurança de um computador que contenha um destes programas instalados pois, além de comprometerem a privacidade do usuário, também podem ser usados por invasores para acessarem remotamente o computador."

    De fato, ele contorna mecanismos de autenticação, possibilitando que o usuário retorne ao computador invadido. Logo, há um comprometimento do mecanismo de autenticação.