Gabarito C
O Nginx é um servidor Web, proxy reverso, proxy balanceador de carga, e faz praticamente tudo que o Apache faz, só que muito mais rápido!
Técnicamente, o Nginx consome menos memória que o Apache, pois lida com requisições Web através do conceito de “event-based web server“, já o Apache é baseado no conceito “process-based server“.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Nginx [engine x] é um servidor proxy HTTP e reverso, bem como um servidor de proxy de email, escrito por Igor Sysoev desde 2005.
O Nginx é um servidor web rápido, leve, e com inúmeras possibilidades de configuração para melhor performance.
Tecnicamente, o Nginx consome menos memória que o Apache, pois lida com requisições Web através do conceito de “event-based web server”; já o Apache é baseado no conceito “process-based server”. Eles não são necessariamente “concorrentes”, Apache e Nginx podem trabalhar juntos. É possível diminuir o consumo de memória do Apache fazendo com que as requisições Web passem primeiro pelo Nginx. Desse modo, o Apache não precisa servir arquivos estáticos, e pode depender do bom controle de cache feito pelo Nginx.[1]
Segundo a pesquisa sobre servidores web (Web Server Survey), conduzido pela Netcraft em outubro de 2015[2], o servidor Nginx se mostrou o segundo servidor web mais utilizado entre os sites ativos na web pesquisados, sendo utilizado por 15,33% destes. A pesquisa também indicou que o servidor é o mais utilizado entre os sites mais acessados da rede, com 23.66% dos sites utilizando a plataforma como base. De acordo com W3Techs, o servidor é utilizado por 29.7% dos sites no top 1 milhão de sites mais acessados da web, 39.5% dos sites no top 100 mil e por 47,6% dos sites no top 10 mil.
Fonte WIkipedia