SóProvas


ID
2050723
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cecropia pachystachya, popularmente conhecida como embaúba-vermelha, é uma planta mirmecófita que oferece abrigo às formigas do gênero Azteca no interior de seus entrenós.
A planta também oferece alimento sob a forma de corpúsculos müllerianos, compostos ricos em glicogênio e lipídio.
Com relação à interação entre a embaúba-vermelha e as formigas do gênero Azteca, analise as afirmativas a seguir.
I. Existe uma relação de custo/benefício entre as plantas e a colônia de formigas. O gasto energético na manutenção da colônia de formigas é compensado pela proteção que ela oferece contra os herbívoros.
II. Qualquer tipo de lesão nas folhas de plantas mirmecófitas desencadeia o recrutamento de operárias ao local lesado, de modo que as formigas Azteca residentes em C. pachystachya respondem aos compostos voláteis liberados pelas folhas atacadas por herbívoros.
III. A existência de uma colônia de formigas nos entrenós de C. pachystachya não representa nenhum gasto de energia para a planta. Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Como que a colônia de formiga não representa nenhum gasto de energia para a planta se os corpúsculos müllerianos são compostos ricos em glicogênio e lipídio?

  • ta errado

     

  • Questão louca. A planta gasta energia para produzir compostos organicos. 

  • I - Existe uma relação de custo/benefício entre as plantas e a colônia de formigas. O gasto energético na manutenção da colônia de formigas é compensado pela proteção que ela oferece contra os herbívoros. (ERRADO!!!)

  • As formigas são insetos sociais. E não coloniais.

  • Gab. d

    Formigueiros são colônias de formigas.  A rainha, os machos e as operárias constituem a sociedade das formigas.

  • Formigas Colônia? Sei nao hein....

  • Primeiro há gasto de energia, lógico que há. Segundo, formiga não forma colônia. Forma sociedade: Individuous anatomicamente separados Colônias: bactérias, e esponjas que formam
  • I. Existe uma relação de custo/benefício entre as plantas e a colônia de formigas.

    Está errada, porque a relação não é de custo/benefício, mas apenas de benefício para ambas as espécies.

  • Questão passível de anulação, pois a formigas não formam colônias e sim uma sociedade igual a das abelhas.

    Nas colônias, os organismos estão unidos anatomicamente, de modo que parecem ser um único ser. Eles trabalham de maneira cooperativa, proporcionando a sobrevivência de todos. Cada indivíduo é tão dependente um do outro que é incapaz de viver isoladamente.