SóProvas


ID
2051011
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Metalurgia

A corrosão intergranular ocorre preferencialmente ao longo dos contornos de grãos em alguns tipos de ligas como, por exemplo, em determinadas composições de aços inoxidáveis austeníticos. Analise as medidas apresentadas a seguir que podem ser adotadas para proteção desses aços contra a corrosão intergranular.

I. Reduzir o teor de carbono abaixo de 0,08% em peso, de modo que a formação de carboneto seja minimizada.

II. Introduzir na composição do aço elementos de liga, tais como o nióbio ou o titânio, que apresentam maior tendência a formar carbonetos que o cromo.

III. Submeter o material sensibilizado (sensitizado) a um tratamento térmico em temperatura elevada na qual todas as partículas de carboneto de cromo sejam redissolvidas.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

Alternativas
Comentários
  • "Um aço inoxidável 304 (18% Cr, 8% Ni), contendo 0,1% ou mais de carbono, pode ser severamente sensitizado quando aquecido a 600ºC durante 5 minutos. Entretanto, um aço similar contendo 0,06% de carbono é muito menos sensitizado e um aço com 0,03% de carbono, nas mesmas condições de aquecimento, não sofre praticamente nenhum ataque intergranular quando colocado em meio corrosivo." - Vicente Gentil.

     

    Portanto, verifica-se que a redução do teor de carbono abaixo de 0,08% não garante a minimização efetiva da corrosão intergranular.