SóProvas


ID
20518
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma mensagem enviada de X para Y é criptografada e decriptografada, respectivamente, pelas chaves

Alternativas
Comentários
  • A criptografia de chaves públicas e privadas (ou assimétrica) utiliza duas chaves distintas, uma para codificar e outra para decodificar mensagens. Nesse método, cada pessoa ou entidade mantém duas chaves: uma pública, que pode ser divulgada livremente, e outra privada, que deve ser mantida em sigilo pelo seu dono. As mensagens codificadas com a chave pública só podem ser decodificadas com a chave privada correspondente.

    Exemplo: José codifica uma mensagem utilizando a chave pública de Maria, que está disponível para qualquer pessoa , depois de criptografada, José envia a mensagem para Maria por meio da internet. Maria recebe e decodifica a mensagem, utilizando sua chave privada, que é apenas de seu conhecimento. Se Maria quiser responder a mensagem, deverá realizar o mesmo procedimento, mas utilizando a chave pública de José.
  • Valeu d+ pela explicação!
  • Faltou a questão informar que este tipo de sistema é chamado de CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA ou de CHAVE PÚBLICA.

  • Discordo do colega Guilherme. Não faltou essa informação. Veja:

    Temos 2 tipos de criptografia: SIMETRICA (usa apenas 1 chave); ASSIMETRICA (usa duas chaves, uma pública e outra privada).

    A quetão diz: "Uma mensagem enviada de X para Y é criptografada e decriptografada, respectivamente, pelaS chaveS",OU SEJA, SÃO MAIS DE UMA.

  • Letra A

    Vamos lá...

    X ---> Y (ocorre a criptografia no momento do envio (X) e quando (Y) recebe, a mensagem é traduzida)

    Portanto: Y é uma chave pública de conhecimento de (X) (somente, pois é este que envia a mensagem) e obviamente privada de (Y), pois se assim não fosse, não teria como descifrar a mensagem.
  • SÓ LEMBRAR  ESTE ESQUEMA:

    CRIPTOGRAFIA, DONO DA CHAVE É O DESTINATÁRIO;

    CHAVE PÚBLICA CIFRA( CIPTOGRAFA)

    CHAVE PRIVADA DECIFRA: (DECRIPTOGRAFA)

    DONO DA CHAVE:            QUEM CONHECE A CHAVE                    R: A PÚBLICA DE Y CRIPTOGRAFA ( QUE CONHECE A DE X) E                                                                                                                                   PRIVADA DE Y   QUE DECRIPTOGRAFA.

    PÚBLICA: X                        PÚBLICA: Xe Y

    PRIVADA: X                        PRIVADA: X 

  • Criptografia Assimétrica: Duas chaves. uma pública do emitente e a chave privada também do emitente.

     

    GAB. LETRA A

  • Para Criptografar  usa-se a chave pública do destinatário.

    Para Descriptografar usa-se a chave privada do destinatário.

  • NÃO CONFUNDIR COM A ASSINATURA DIGITAL!

    Criptografia Assimétrica: O emissor X criptografa a mensagem com a CHAVE PÚBLICA DE Y, por sua vez, Y descriptografa com a sua CHAVE PRIVADA de Y.

    Nesse caso, podemos fazer uma analogia com um email: caso X queira mandar uma mensagem para Y, ele o envia utilizando o endereço de correio eletrônico de Y (chave pública de Y). O email de alguem é algo público, qualquer pessoa pode saber o endereço, mas somente o dono/destinatário deve conseguir acessá-lo, como é o caso da mensagem criptografada. Por sua vez, para acessar suas mensagens, Y deve utilizar sua senha (chave privada).

  • Para Criptografar usa-se a chave pública do destinatário.

    Para Descriptografar usa-se a chave privada do destinatário.

    Atenção ! (É usada a do destinatário e não a do remetente)