SóProvas


ID
2052289
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A banana ocupa destacado lugar em volume de frutas produzidas e consumidas no Brasil, bem como posição relevante em área colhida. Esta fruta é uma opção do cardápio não apenas como sobremesa, mas como uma fonte alimentar, dado o seu teor de fibras, vitaminas e minerais. A bananeira é uma planta tipicamente tropical que, embora não seja americana, adaptou-se muito bem ao continente. Considerando o manejo empregado nesta cultura, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Documentos 161 Banana: Instruções Práticas de Cultivo. embrapa

    As Bananas mais consumidas e comercializadas no Brasil pertencem ao grupo AAB (Prata, Pacovan, Prata Anã, Maçã, Mysore, Terra e D’Angola). Já a Nanica, Nanicão e Grande Naine, do grupo A, são usadas, principalmente, para exportação e são preferencialmente utilizadas na industrialização. Em menor escala, também são plantadas a Ouro (A), Figo Cinza e Figo Vermelho (ABB), Caru Verde e Caru Roxa (A). Dentre estas, as variedades Prata, Prata Anã e Pacovan são responsáveis por aproximadamente 60% da área cultivada com banana no Brasil.

    As bananeiras são propagadas vegetativamente por meio de mudas desenvolvidas a partir de gemas de seu caule subterrâneo ou rizoma. As mudas podem ser plantadas em diferentes estágios de desenvolvimentos:

    Chifrinho: mudas com 30 a 40 cm de altura e folhas lanceoladas;
    Chifre: mudas com 50 a 60 cm de altura e folhas lanceoladas;
    Chifrão: mudas com 60 a 150 cm de altura, folhas lanceoladas e com características de plantas adultas;
    Pedaço de rizoma: frações de rizomas que contém pelo menos uma gema intumescida e com peso a partir d\e 800 gramas;
    Rizoma adulto: mudas de rizomas bem desenvolvidos, mas ainda jovem e sem presença de gemas visíveis.

    As folhas da bananeira são contadas de cima para baixo, onde a folha “vela“, ou cartucho, é a folha zero e as que seguem são as folhas 1, 2, 3, 4 e assim por diante.

  • a) Existem quatro padrões ou tipos principais de variedades de bananeira: Prata, Maçã, Cavendish (Banana D’água ou Caturra) e Terra.

    b) Propaga-se por semente e por muda, sendo mais usual e eficiente a propagação por muda. Dentro de um talhão, deve-se padronizar os tamanhos das mudas. No entanto, não existe a obrigatoriedade de se começar a plantar pelas maiores.

    d)  A contagem das folhas é feita de cima para baixo, onde a folha da vela é a zero e as subseqüentes recebem os números 1, 2, 3, 4 e assim por diante. Acredito que o erro da alternativa esteja na afirmação de que a contagem seja útil para a discriminação dos sintomas.

    e) Sigatokas - da segunda à quarta folha, a partir da vela (das mais novas para as mais velhas). Mal do panamá - das mais velhas para as mais novas.

     

    http://frutvasf.univasf.edu.br/images/banana2.pdf

     

  • Não vejo erro na letra D, também, não...acho que é plausível de anulação.