SóProvas


ID
2052706
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Há um certo número de níveis em um computador, desde o nível do usuário até o nível do hardware. Do nível mais alto para o mais baixo, os níveis se tornam menos abstratos e mais da estrutura interna do computador torna-se visível. Nas opções abaixo, identifique a de mais alto nível.

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

     

    A própria banca definiu o que são os níveis mais alto e baixo, afirmando que a estrutura interna do computador torna-se visível nos níveis mais baixos. Consequentemente, nos níveis mais altos os elementos são os mais abstratos. Portanto, dos itens apresentados, todos são elementos “concretos” do computador, à exceção da Linguagem Assembly que, por ser uma linguagem de programação, é um elemento abstrato.

     

    Prof. Victor Dalton

  • todos são elementos “concretos” do computador, à exceção da Linguagem Assembly que, por ser uma linguagem de programação, é um elemento abstrato.

  • D

    Dá para ir pela lógica, uma vez que as partes que envolvem lógicas do computador são "visíveis", além das memórias e dos dados. A única coisa que não conseguimos ver é a linguagem do computador.

  •  a) Barramento de dados - Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos. 

     b) Portas lógicasPortas lógicas ou circuitos lógicos, são dispositivos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma e somente uma saída, dependente da função implementada no circuito. São geralmente usadas em circuitos eletrônicos, por causa das situações que os sinais deste tipo de circuito podem apresentar: presença de sinal, ou "1"; e ausência de sinal, ou "0". As situações "Verdade" e "Falso" são estudadas na Lógica Matemática ou Lógica de Boole; origem do nome destas portas. O comportamento das portas lógicas é conhecido pela tabela verdade que apresenta os estados lógicos das entradas e das saídas.

     c) ALU (Arithmetic Logic Unit) - A unidade lógica e aritmética (ULA) ou em inglês Arithmetic Logic Unit (ALU) é um circuito digital que realiza operaçõeslógicas e aritméticas. A ULA é uma peça fundamental da unidade central de processamento (CPU), e até dos mais simplesmicroprocessadores. É na verdade, uma "grande calculadora eletrônica" do tipo desenvolvido durante a II Guerra Mundial, e sua tecnologia já estava disponível quando os primeiros computadores modernos foram construídos.

    A ULA executa as principais operações lógicas e aritméticas do computador. Ela soma, subtrai, divide, determina se um número é positivo ou negativo ou se é zero. Além de executar funções aritméticas, uma ULA deve ser capaz de determinar se uma quantidade é menor ou maior que outra e quando quantidades são iguais. A ULA pode executar funções lógicas com letras e com números.

     d) Linguagem Assembly - Assembly ou linguagem de montagem é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa, utilizada para programar códigos entendidos por dispositivos computacionais, como microprocessadorese microcontroladores. O código de máquina, que é um mero padrão de bits, torna-se legível pela substituição dos valores em bruto por símbolos chamados mnemónicos[1][2].

     e) Unidade de memória - Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporária ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas. O conceito de computador digital binário com programa armazenado (arquitetura de Von Neumann e subsequentes) é sempre baseado no uso de memória, e não existiria sem a utilização destas. A unidade básica de memória é o digito binário, ou bit. Um bit pode conter 0 ou 1. É a unidade mais simples possível. Um sistema que armazenasse apenas um destes valores não poderia formar a base de um sistema de memória.

  • Que que é isso fera...

    Bizarro

  • A linguagem Assembly é conhecida como uma linguagem de baixo nível, ao contrário do C e do BASIC que são de alto-nível. Tô com dúvida.

  • NIVEL MAIS ALTO A LINGUAGEM ASSEMBLY.

  • Conforme descrito no enunciado da questão, o computador possui vários níveis de operação. Os níveis mais baixos são controlados pelo próprio computador (hardware), enquanto que os níveis mais altos são acessíveis pelo usuário (software).
    Em outras palavras, a questão deseja saber qual é a opção que indica um tipo de software que o usuário poderia utilizar para programar os controles do hardware.
    A resposta é Linguagem Assembly.
    Gabarito: Letra D.


  • NO ANO DE 2019 A QUESTÃO AINDA CONTINUA ALTO NÍVEL!

    TEMOS QUE ENTENDER 3 NÍVEIS

    ( OS MAIS ALTOS A GENTE CONSEGUE VER COMO USUÁRIO )

    1 - APLICAÇÃO NÍVEL MAIS ALTO

    (WORD,EXCEL,WRITER,CALC )

    2- KERNEL ( NÚCLEO ) > NÍVEL INTERMEDIÁRIO

    ( S.O, WINDOWS,LINUX, MACOS )

    3- HARWARE >> NÍVEIS MAIS BAIXO

    ( CPU,MÉMORIA, DISPOSITIVOS E/S/H )

    .. com essa lógica é letra d

    ______

    A camada mais alta é a que mais temos acesso e conhecimento. Podemos citar como exemplo os aplicativos o Excel, Calc, Word, Power Point e navegadores da internet.

    >>>>>>> Quando ligamos um computador, tudo acontece de forma muito rápida sendo que, a única coisa que percebemos é a interface gráfica para acesso aos programas.

    Na camada do meio temos o assunto principal desse capítulo, o Sistema Operacional.

    A camada mais baixa (hardware), representa o que o usuário enxerga quando a máquina está desligada.