-
Letra (a)
O Kernel do Linux é monolítico por conter todos os módulos e subsistemas em um único executável binário. O kernel monolítico tem como característica permitir que as funções essenciais sejam executadas através do kernel através do uso de módulos. O que significa que um módulo, apesar de não estar no mesmo código do kernel, é executado no espaço de memória do kernel fazendo com que o kernel continue sendo único e centralizado.
Prof. Victor Dalton
-
O Kernel do Linux é monolítico por conter todos os módulos e subsistemas em um único executável binário. O kernel monolítico tem como característica permitir que as funções essenciais sejam executadas através do kernel através do uso de módulos
-
Kernel pode ser traduzido como núcleo, cérebro. A base de um sistema operacional é o kernel. O kernel é a parte interna de um sistema operacional, é o software que fornece os serviços básicos para todas as outras partes do sistema, gerencia o hardware e distribui os recursos do sistema, ao passo que, a interface do usuário é a parte mais externa do sistema operacional.
Kernel Monolítico :: Monolítico vem da palavra monólito, formado de uma só pedra, que forma um só bloco.
O kernel monolítico é aquele que contém todos os módulos e subsistemas em um único executável binário. O kernel monolítico tem como característica, permitir que as funções essenciais sejam executadas através do kernel space (espaço do kernel).
Isto é possível através do uso de módulos. O que significa que um módulo, apesar de não estar no mesmo código do kernel, é executado no espaço de memória do kernel fazendo com que o kernel continue sendo único e centralizado.
Geralmente, um kernel monolítico tem melhor desempenho do que outras arquiteturas de kernel, porém, a manutenção da sua programação é mais demorada, pois o kernel deve ser recompilado e substituído por completo, caso queira implementá-lo.
Exemplos: Linux, Unix, BSD, FreeBSD, FreeDOS, MS-DOS.
[ Fonte: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-Kernel-Linux ]
-
O Kernel do Linux é Monolítico por conter todos os Módulos e subsistemas em um único executável binário. O kernel monolítico tem como característica permitir que as funções essenciais sejam executadas através do kernel através do uso de módulos.
-
GABARITO: A
No WiNdows e LiNux, o Núcleo (kerNel) é MONOLÍTICO !!! Ou seja, um ÚNICO processo executa as principais funções.
Outa questão que ajuda:
Q933058 QUESTÃO:
Ano: 2018
Banca: CESPE
Órgão: Polícia Federal
Prova: Escrivão de Polícia Federal
A respeito de sistemas operacionais e de aplicativos de edição de textos e planilhas, julgue o item a seguir.
Windows e Linux são exemplos de sistemas operacionais de núcleo monolítico, em que um único processo executa as principais funções. CERTO
-
Finalidade do núcleo:
O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.
Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.
Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).
Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis
Desvantagem: Queda no Desempenho.
Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.
Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.
Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.
Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.
O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.
Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de
desempenho, segurança e usabilidade.
Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.
Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.
Fonte:
Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed
-
GAB A
Questão igual :
Questão ) Windows e Linux são exemplos de sistemas operacionais de núcleo monolítico, em que um único processo executa as principais funções. Gab c
-
CARACTERÍSTICA DO S.O LINUX:
case sensitive - "R" diferente "r".
monolítico - reúne os principais processos.
multiusuário - +1 conta.
$ usuário comum (não pode nada) ------ # usuário root (pode tudo)
multitarefas - tarefas simultâneas.
by: professor Anderson Santos.