-
A Reação Álcali-Sílica normalmente causa expansão pela formação de um gel expansivo, que absorve água por osmose e se expande entre os poros do concreto, até que os espaços vazios terminem e leve a um aumento de tensão. Esse aumento nos esforços internos pode causar a fissuração, e perda de resistência do concreto. Nessa reação há o ataque da sílica ativa ,presente nos agregados, pelo hidróxido de cálcio dissolvido a partir dos álcalis do cimento Portland.
-
a) A Reação Álcali-Silicato é o tipo de RAA mais encontrado em barragens e em fundações profundas, que consiste na reação entre álcalis disponíveis e alguns tipos de silícios presentes em certas rochas sedimentares, como o granito, e que cuja reação está relacionada à presença de, por exemplo, quartzo tensionado, quartzo microcristalino a criptocristalino e minerais expansivos do grupo dos filossilicatos.
(outro erro é classificar o granito como rocha sedimentar.)
b) A Reação Álcali-Sílica acontece quando os vários tipos de sílica reativa, presentes nos agregados, reagem com os íons hidroxilia existentes nos poros do concreto, e com os álcalis sódio e potássio formam um gel sílico-alcalino, altamente instável, que começa a absorver água e a se expandir, ocupando um volume maior que os materiais que originaram a reação. (correta)
c) Reação Álcali-Carbonato é a mais rara de todas e acontece quando certos calcários presentes em rochas como os mármores são usados como agregados em concreto, sendo atacados pelos ÁLCALIS do cimento, originando uma reação denominada DESDOLOMITIZAÇÃO, tratando-se de uma reação bem complexa, cujas conseqüências são bem graves.
d) A Reação Álcali-Agregado consiste numa reação química rápida entre o agregado e HIDRÓXIDOS alcalinos, na presença de água, sendo que a existência de uma quantidade mínima de álcalis, do cimento ou de outras fontes, a existência de um agregado reativo oxigenante (?) e a presença da água são as condições fundamentais para desencadear a reação.
e) O principal sintoma da existência de Reação Álcali-Agregado em peças de concreto armado é a FISSURAÇÃO, cabendo ressaltar, porém, que a ocorrência de fissuras também pode estar associada ao processo, gerando retração por secagem ou por origem térmica, ataque de sulfatos e carregamento, relacionado ao dimensionamento das peças.
Esta questão foi inteiramente tirada deste texto da revista Techne:
http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/125/artigo285390-1.aspx
-
A reação álcalis-agregado (RAA) é um processo químico onde alguns constituintes mineralógicos do agregado reagem com hidróxidos alcalinos (provenientes do cimento, água de amassamento, agregados, pozolanas, agentes externos, etc.) que estão dissolvidos na solução dos poros do concreto. Como produto da reação forma-se um gel higroscópico expansivo. A manifestação da reação álcalis-agregado pode se dar de várias formas, desde expansões, movimentações diferenciais nas estruturas e fissurações até pipocamentos, exsudação do gel eredução das resistências à tração e compressão.
Atualmente são distinguidos três tipos deletérios da reação:
Reação álcali-sílica - envolve a presença de sílica amorfa ou certos tipos de vidros naturais (vulcânicos) e artificiais.
Reação álcali-silicato - é da mesma natureza da reação álcali-sílica porém, o processo ocorre mais lentamente, envolvendo alguns silicatos presentes nos feldspatos, folhelhos, argilosos, certas rochas sedimentares, (como as grauvacas), metamórficas, (como os quartzitos) e magmáticas (como os granitos)e, fundamentalmente, a presença do quartzo deformado (tensionado) e minerais expansivos.
Reação álcali-carbonato - ocorre entre certos calcários dolomiticos e as soluções alcalinas presentes nos poros do concreto.
A melhor maneira de combate à reação álcalis-agregado (RAA) é evitar sua ocorrência, antes da construção, ou reduzir seus efeitos caso ela tenha se manifestado com a obra pronta.
Fonte: www.ibracon.org.br
Vá e vença, que por vencido não os conheça!