-
Letra (c)
Sabemos que existem distribuições Linux que são PAGAS, as chamadas distribuições corporativas. Para justificar a venda do software, as empresas oferecem suporte, treinamento de usuários e garantia na sua distribuição. Porém, como SOFTWARE LIVRE, a distribuição permanece garantindo o acesso ao CÓDIGO-FONTE, principal característica do software livre.
Prof. Victor Dalton
-
Os objetivos do Software Livre e (controle na própria computação e cooperação livre) são atingidas por concessão do seguinte-direitos de liberdade: os usuários são livres para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software,[3][4] estas liberdades são explicitamente concedidas e não suprimidas (como é o caso do software proprietário). Assim, o software livre é uma questão de liberdade, não de preço (os usuários são livres – o que inclui a liberdade de redistribuir o software, que pode ser feito gratuitamente ou por uma taxa[6]). Software livre garante as liberdades dos usuários: estudar e modificar software, pela disponibilidade do código fonte, bem como a liberdade de copiar e distribuir.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre
-
C
O software livre possui permissão de acesso ao código-fonte e para distribuí-lo, podendo muito bem ser pago ou gratuito. Já o software gratuito não possui acesso ao código-fonte, só é de graça.
-
As quatro liberdades essenciais
Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:
A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).
A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
[ Fonte: https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html ]