SóProvas


ID
205303
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a execução de estruturas protendidas, considere:

I. A protensão não aderente é um tipo de pós-tensão e é executada com cordoalhas engraxadas e plastificadas.

II. O objetivo do uso da protensão pós-aplicada é evitar deformações e fissuras em estruturas de concreto em peças de concreto armado delgadas demais para se auto-sustentarem.

III. O uso da protensão permite a execução de peças estruturais mais leves e finas e maiores vãos livres.

IV. O processo de protensão pós-ativa deve ser aplicado durante o início da cura a fim de, quando ocorrer o relaxamento dos cabos, o concreto seja tensionado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • IV. O processo de protensão pós-ativa deve ser aplicado durante o início da cura a fim de, quando ocorrer o relaxamento dos cabos, o concreto seja tensionado.

    INCORRETA, pois:

     

    NBR 6118:

    3.1.8  concreto com armadura ativa pós-tracionada (protensão com aderência posterior) concreto protendido em que o pré-alongamento da armadura ativa é realizado após o endurecimento do concreto, sendo utilizadas, como apoios, partes do próprio elemento estrutural, criando posteriormente aderência com o concreto, de modo permanente, através da injeção das bainhas

     

    3.1.9  concreto com armadura ativa pós-tracionada sem aderência (protensão sem aderência) concreto protendido em que o pré-alongamento da armadura ativa é realizado após o endurecimento do concreto, sendo utilizadas, como apoios, partes do próprio elemento estrutural, mas não sendo criada aderência  com o concreto, ficando a armadura ligada ao concreto apenas em pontos localizados