SóProvas


ID
20533
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No primeiro trimestre de 2006, no Brasil, o aumento do litro do álcool na bomba dos postos de combustíveis tem sido motivo de fortes preocupações para todos os proprietários de veículos movidos a álcool ou bicombustível. Sobre a atual situação brasileira, em relação ao álcool, pode-se dizer que:

I. A produção alcooleira no Brasil é reconhecida internacionalmente como programa alternativo de fabricação em larga escala de um combustível limpo.
II. A redução do percentual de álcool na gasolina acarretará o aumento da poluição atmosférica.
III. A ausência de subsídios aos produtores de álcool e aos usineiros tem sido apontada como a principal causa da quebra da produção.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • III. Segundo notícia daquele momento, "ao reduzir a quantidade de álcool misturada à gasolina, o governo pretende elevar a disponibilidade do produto no mercado, e evitar pressões de preços acima da que já vem ocorrendo".
    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u105487.shtml
  • I e II certas. III errada, pelos motivos apresentados abaixo !! Gabarito B.
  • Letra B

    Quanto ao item II, de fato o álcool é uma substância menos poluente que a gasolina, subproduto fóssil, portanto, diminuindo-se o percentual daquele, aumenta-se a queima mais concentrada da gasolina, trazendo, portanto, maiores níveis de poluição atmosférica.

    Em relação ao item III, a questão dos subsídios tem lá sua importância, mas é incorreto afirmar que se trata da principal causa da quebra de produção alcooleira, visto se tratar mais de uma situação de entressafra; entretanto, o impacto no setor agrícola é mais intenso em países que se utilizam maciçamente dos subsídios governamentais, como é o caso dos EUA.