SóProvas


ID
2055937
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Declaração de Salamanca/1994 representa um marco no reconhecimento dos direitos à educação para pessoas com necessidades especiais.

Em conformidade com a Declaração de Salamanca, com relação ao atendimento da criança com necessidades especiais nos primeiros anos de vida, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Destaca a importância de combinar, para crianças na faixa de 0 a 6 anos de idade, atividades que focalizem a saúde infantil com as atividades pré-escolares.

( ) Destaca a importância de identificação precoce, avaliação e estimulação de crianças com necessidades educacionais especiais em áreas pré-escolares.

( ) Destaca que os programas para o desenvolvimento da educação inclusiva para crianças de 0 a 6 anos possuem valor econômico na prevenção do agravamento das condições que inabilitam a criança.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GAB: Letra B

     

    Trecho da Declaração que trata sobre:

     

    Educação Infantil

     


    • 51. O sucesso de escolas inclusivas depende em muito da identificação precoce, avaliação e estimulação de crianças pré- escolares com necessidades educacionais especiais. Assistência infantil e programas educacionais para crianças até a idade de 6 anos deveriam ser desenvolvidos e/ou reorientados no sentido de promover o desenvolvimento físico, intelectual e social e a prontidão para a escolarização.

    Tais programas possuem um grande valor econômico para o indivíduo, a família e a sociedade na prevenção do agravamento de condições que inabilitam a criança. Programas neste nível deveriam reconhecer o princípio da inclusão e ser desenvolvidos de uma maneira abrangente, através da combinação de atividades pré-escolares e saúde infantil.

     


    • 52. Vários países têm adotado políticas em favor da educação infantil, tanto através do apoio no desenvolvimento de jardins de infância e pré-escolas, como pela organização de informação às famílias e de atividades de conscientização em colaboração com serviços comunitários (saúde, cuidados maternos e infantis) com escolas e com associações locais de famílias ou de mulheres.