SóProvas


ID
2056054
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o sigilo profissional, o Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993 define que

Alternativas
Comentários
  • Art. 16 O sigilo protegerá o/a usuário/a em tudo aquilo de que o/a assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.

  • Complementando a repsosta da colega, é um direito manter o sigilo e não dever como afirma a letra A.

     

      Art. 15  Constitui direito do/a assistente social manter o sigilo profissional.

  • Art. 15 - Constitui direito do assistente social manter o sigilo profissional.

    Art. 17 - É vedado ao assistente social revelar sigilo profissional.

    Art. 16 - O sigilo protegerá o usuário em tudo aquilo de que o assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.

    Art. 18 - A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade.

  •  a) é dever do assistente social manter o sigilo profissional.(F) Art. 15 - Constitui direito do assistente social manter o sigilo profissional. (V)

     b) é direito do assistente social revelar o sigilo profissional.(F) Art. 17 - É vedado ao assistente social revelar sigilo profissional.(V)

     c) é vedado ao assistente social manter o sigilo profissional.(F) Art. 17 É vedado ao/à assistente social revelar sigilo profissional.(V)

     d) o sigilo protegerá o usuário em tudo aquilo de que o assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício profissional.(V)

    Alternativa correta Letra (D) Art.16 do codigo de ética do serviço social.

     e) a quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízos para o exercício profissional do assistente social.(F) 

    Art. 18 - A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade.(V)

    Obs: achei essa questão dificil cheio de pegadinhas por isso, eu vou detalhar essa questão para estudar. Ok Amigos e Amigas de profissão 

  • COMENTÁRIO DA QUESTÃO: De acordo com a referida Lei, constitui prerrogativa do/a assistente social manter o sigilo profissional, ou seja, constitui DIREITO do/a assistente social manter o sigilo profissional-Art. 15.

    Consequentemente, o sigilo deverá ser respeitado por todos que se relacionam com o assistente social na sua atividade profissional. Assim, observando as alternativas e como previsto no Art. 16 do Código de Ética Profissional, o sigilo protege o usuário em tudo aquilo de que o assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício profissional. GABARITO: (LETRA D).

    Estudando para os concursos de Serviço Social?  Então, siga-nos nas redes sociais!
    Instagram: @euassistentesocial
    Fanpage: facebook.com/euassistentesocial/
    Blogger: euassistentesocial01.blogspot.com.br/ 
    Twitter: @Euassistenteso1
    Visite o site: www.euassistentesocial.com.br
     

  • A) é dever do assistente social manter o sigilo profissional. ART. 15 - É DIREITO

    B) é direito do assistente social revelar o sigilo profissional. ART. 17 - É VEDADO

    C) é vedado ao assistente social manter o sigilo profissional. ART. 15 - É DIREITO

    D) o sigilo protegerá o usuário em tudo aquilo de que o assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício profissional. ART. 16

    E) a quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízos para o exercício profissional do assistente social.

    ART. 18 " trazer prejuizo aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade."