SóProvas


ID
2057386
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente com Tuberculose Multirresistente (TB-MDR) realiza o tratamento medicamentoso recomendado, porém, no sexto mês de tratamento, ainda apresenta baciloscopia e cultura positivas. Nesse caso, tal paciente deve completar

Alternativas
Comentários
  • Tuberculose Multirresistente (TB-MDR) - tratamento medicamentoso recomendado:

    O tratamento da TB-MDR deve ser realizado por 18 a 24 meses, na dependência da curva de negativação bacteriológica, considerando-se também a evolução clínica e radiológica. Pacientes que apresentem baciloscopia e/ou cultura positiva no sexto mês deverão completar 24 meses de tratamento.

    A primeira fase é considerada o período de utilização da medicação injetável, que deve ser administrada por, no mínimo, seis meses.

    Gabarito: letra E.

  • Tuberculose multirresistente: resistência à rifampicina, à isoniazida e a pelo menos mais um terceiro medicamento do esquema de tratamento para a tuberculose.

    A maioria dos casos de multirresistência no mundo é adquirida por tratamentos irregulares e abandono. No Brasil, 96% dos casos de resistência notificados são adquiridos dessa forma, sendo que mais da metade tem um histórico de três ou mais tratamentos prévios para TB. Para o tratamento desses casos, é necessário o uso de medicamentos injetáveis e de fármacos de reserva, com duração de 18 a 24 meses, cuja efetividade é de aproximadamente 60%.


    Resposta E


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

  • oi cleiton, eu voto na alinea c

    existe o tratamento de curta duracao que leva somente 9 meses, e se a baciloscopia e` positiva e` porque a fase bactericida nao foi alcancada devido a uma resistencia a isoniasida ou a rifampicina, devemos substituie o farmaco que nao permite a morte das bacterias extracelulares

  • Tempo do tratamento


    O tratamento da TB-MDR deve ser realizado por 18 a 24 meses, na dependência da curva de negativação bacteriológica, considerando-se também a evolução clínica e radiológica. Pacientes que apresentem baciloscopia e/ou cultura positiva no SEXTO mês deverão completar 24 meses de tratamento.

    A primeira fase é considerada o período de utilização da medicação injetável, que deve ser administrada por, no mínimo, seis meses.

     

    ==> Os casos de TB-MDR precisam ser tratados e acompanhados em centros de referência, por profissionais especializados e por equipe  multidisciplinar, com participação ativa da unidade de atenção básica, principalmente no que diz respeito à observação da tomada de medicamentos.


    ==> Na medida do possível, manter o paciente internado na fase intensiva do tratamento, em hospitais especializados ou gerais, com adequada estrutura de biossegurança.


    ==> É importante considerar: suporte nutricional; piridoxina (vitamina B6) para a prevenção de efeitos adversos da Terizidona e das fluoroquinolonas; uso de corticosteroide em situações de gravidade (insuficiência respiratória, envolvimento meningoencefálico).

     

    Letra E

    Manual de recomendações para o controle da tuberculose. MS, 2011

  • Tempo de tratamento da tuberculose multirresistente é de 18 - 24 meses

  • HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAAH