SóProvas


ID
2057407
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a vacina HPV, do programa nacional de imunização, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A vacina utilizada pelo Ministério da Saúde é a do tipo quadrivalente, conferindo proteração contra os tipos de HPV 6, 11 (causadores de verrugas genitais) 16 e 18 (principais tipos oncogênicos desenvolvedores do câncer do colo do útero). É importante lembrar que o Ministério da Saúde considera a infecção pelo HPV como um fator NECESSÁRIO para o desenvolvimento do C.A do útero, porém NÃO SUFICIENTE. Ou seja, a exposição ao vírus isoladamente não desenvolve o câncer.

  • a) A vacina deve ser conservada em temperaturas entre +8º e +12ºC. A vacina é conservada entre +2ºC e +8ºC (sendo ideal +5ºC), não podendo ser congelada, pois o congelamento provoca a perda de potência e/ou forma agregados e aumenta o risco de reações.

    b) A vacina HPV não pode ser administrada simultaneamente com a vacina de Febre Amarela.A vacina HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do PNI, utilizando-se agulhas, seringas e regiões anatômicas distintas.

    c) O principal objetivo da vacinação é a prevenção de verrugas genitais causadas pelo HPV. A fim de prevenir contra câncer do colo do útero, vulvar, vaginal e anal, lesões pré-cancerosas ou displásicas, verrugas genitais e infecções causadas pelo papilomavírus humano (HPV).

    d) O esquema vacinal é de 04 doses com intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação consiste na administração de três doses com o seguinte esquema vacinal: zero, 6 e 60 meses (esquema estendido).

    e) É indicada para a imunização ativa contra os genótipos HPV 6 e 11 e HPV 16 e 18. A vacina quadrivalente recombinante é inativada, constituída por proteínas L1 do HPV tipos 6, 11, 16 e 18.

    Fonte: Manual de Procedimentos para vacinação - MS/2014

  • e atenção se ligue aí que é hora da revisão

    Ministério da Saúde 2021 amplia público para vacinação contra HPV

    para indivíduos imunodeprimidos de ambos os sexos na faixa entre 9 e 26 anos, que deverão receber a vacina, sendo o esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses).

    e também mulheres na faixa etária de até 45 anos, 11 meses e 29 dias.